.

jovegan

,

Jô Soares diz que é vegetariano durante entrevista e garante que está adorando a escolha.

Aos 77 anos, o apresentador Jô Soares surpreendeu muita gente ao se declarar vegetariano. A afirmação ocorreu durante uma entrevista com o preparador físico Marcio Atalla no dia 02 de abril. Marcio Atalla é conhecido por ajudar famosos a perder peso no programa Fantástico, da Rede Globo, mesma emissora de Jô. Atalla, que demonstrou certo espanto, elogiou a escolha de Jô Soares e disse que uma pessoa pode ser muito saudável com uma alimentação vegetariana.

Sem entrar em detalhes sobre o assunto, Jô Soares deu a entender que decidiu se tornar vegetariano por questões de saúde. Faz sentido, já que em 2014 o apresentador ficou 22 dias internado por conta de uma pneumonia e tem demonstrado mais preocupação com sua saúde desde então.

Durante décadas, entrevistados vegetarianos temeram o Programa do Jô. Raras foram as vezes em que um convidado que não comia carne passou pelo talk show sem ouvir piadinhas sobre vegetarianismo. Em uma das mais clássicas, Jô dizia para os entrevistados que comer vegetais é covardia porque os animais pelo menos podem fugir, já que têm pernas.

Em 2013, durante um congresso vegetariano realizado em Curitiba, Osmar Barutti, pianista do Programa do Jô, havia adiantado que o apresentador estava buscando a alimentação vegetariana. Osmar, que é ovolactovegetariano há muitos anos, torcia para que Jô abandonasse as carnes.

Se até o Jô – que tanto rebaixava o vegetarianismo com piadinhas inconvenientes – mudou, podemos acreditar que todo mundo pode mudar. O músico e também apresentador João Gordo traçou um caminho semelhante e hoje está com um pé no veganismo, inclusive com um programa dedicado à alimentação vegana. João entendeu que a questão vai muito além da dieta.

Fica a torcida para que Jô veja as consequências éticas do uso de produtos de origem animal e não fique apenas na questão da saúde. De qualquer forma, sua declaração certamente vai influenciar muita gente, uma vez que Jô Soares é um dos maiores formadores de opinião do país.

.

.

.

decioch