.

PAZELIS

.

“Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra¹”.

.

Todos os dias chegam aos nossos ouvidos alguma notícia sobre violência urbana, seja do nosso bairro, da nossa cidade ou de outras localidades do país. Quem não tem um amigo ou conhecido que já teve o carro roubado? Ou que presenciou um assalto na via pública? Ou dentro de um transporte coletivo presenciou assaltos ou atrocidades, cujas lembranças causam o envenenamento imediato das funções estomacais?

Os fatos chegam recheados de frases de efeito: Aonde vamos parar? Esse mundo tá perdido! Soubesse o que aconteceu ali na esquina? Como se já não fosse o suficiente, os jornais do meio dia que se ocupam exclusivamente com a temática da violência urbana. Jornais que fazem o levantamento do máximo de crimes ocorridos na capital e nas regiões metropolitanas do Estado dando-nos a impressão de estarmos mergulhados no caos da barbárie humana.

São essas vibrações envenenadas de angustias, sofrimento e medo que adentram os lares e os pensamentos daqueles que se dispõe a dar audiência ao crime. Sobre isto, é importante salientar os esclarecimentos que Allan Kardec nos concede, no livro A Gênese² quando relata que estamos mergulhados na “atmosfera espiritual terrestre, a qual é formada pelos fluidos mais próximos da materialidade e por consequência menos puros” sendo esses fluidos veículos do pensamento podendo este ter as propriedades modificadas, de acordo com a vibração emitida pelos sentimentos que permeiam esses pensamentos.

De posse deste esclarecimento, não fica difícil se dar conta da qualidade dos fluidos que circulam quando estamos nos ocupando de conversações que reavivam em nossa tela mental o momento de um crime.

.

pensarbem

.

Desta forma, é importante entender que os fluidos que nos cercam se impregnam por aquilo que compõe o nosso pensamento.Assim, Allan Kardec³ detalha a composição desses fluidos sob o aspecto moral, exemplificando que os fluidos “carregam a marca do sentimento do ódio, da inveja, do ciúme, do orgulho, do egoísmo, da violência, da hipocrisia, da bondade,da benevolência, do amor, da caridade, da doçura, etc.”; o que consequentemente é capaz de despertar sensações físicas no indivíduo por possuírem também propriedades de base física, podendo ser “excitantes, calmantes, penetrantes, adstringentes, irritantes, dulcificantes, soporíferos, narcóticos, tóxicos,reparadores, eliminadores; tornam-se força de transmissão ou de poluição, etc.”.

Assim, podemos imaginar os efeitos que uma psicosfera envenenada por pensamentos de revolta e medo causa em um indivíduo.Alguns conseguem abstrair-se das informações com facilidade, outros lotam os consultórios psiquiátricos descrevendo sintomas ligados à síndrome do pânico.
Para tanto, entendemos que em cada indivíduo as causas dos transtornos psicológicos podem surgir de fatores físicos e/ou espirituais, e que para cada caso existem fatores específicos. Contudo, Henrique Del Nero, psiquiatra e filósofo, chefe do Departamento de Ciência Cognitiva da USP, afirma que: “A violência deixa as pessoas mais neuróticas. Existe uma inteligência contra a violência, mas o organismo fica ansioso quando não consegue descobrir uma solução inteligente, seja mística, crédula etc. 4”.

Baseando-se nesse aspecto podemos apontar os conhecimentos que a Doutrina Espirita nos concede como a solução inteligente para lidar com as aflições que nos abate no cotidiano. Foi também sobre este aspecto que Allan Kardec nos alertou que o Espiritismo se bem compreendido, é um preservativo contra a loucura e o suicídio 5. Apontamos os conhecimentos espiritas não como um emplasto momentâneo, mas como uma solução inteligente de lidar com nossas aflições.

.

suilouc

.

O Espiritismo nos concede o conhecimento da fé raciocinada e a confiança na justiça de um Deus soberanamente justo e bom.O consolador prometido por Jesus 6 vem despertar em nossa consciência as palavras do Cristo e assim nos lembrar de que existem as Leis e a justiça de Deus. E que tudo que nos indigna na justiça dos homens seremos saciados pela justiça divina 7.

Porém, independente da nossa admissão para as questões contraditórias
ao nosso brio, os ensinamentos do Espiritismo vem nos lembrar de, que aquele criminoso que roubou que praticou barbáries, enganado pela confiança de uma vida apenas material, é nosso irmão em Cristo Jesus. Foi também por ele que Jesus disse que nenhuma ovelha se perderá 8. Ele, o criminoso, a quem nossa indignação convertida em ira, deseja mentalmente que encontre a desgraça, seja na fatalidade de uma vingança ou no improbo de uma cela imunda.

São nesses momentos de revolta, que fazemos pouco das Leis de Deus e da justiça que nos adverte que a cada um será dado segundo suas obras, por que Deus não faz acepção de pessoas 9.

Sobre este ponto a educadora Heloísa Pires ao explanar sobre a obra de Herculano Pires: Os Três Caminhos de Hécate, chama-nos atenção a respeito dos indivíduos que se perdem nos caminhos do crime: […] Pobres criaturas que se julgam tão espertos, estão se afundando num lamaçal de dor, […] criando o seu próprio inferno,incapazes de pensar em longo prazo tentando resolver seus problemas já no aqui, no agora. E há de conte-los, há de ter instituições boas, não depósitos de indivíduos desajustados, grandes fazendas para auxilia-los na libertação das paixões inferiores, na mudança de hábitos 10.

.

heloísa pires

.

A afirmação visionária de Heloísa Pires, sobre a possibilidade de uma solução de reabilitação que não sejam os depósitos de indivíduos desajustados, pode parecer uma utopia aos indivíduos fatigados pela realidade conhecida. Contudo, no que tange a questão da retirada do criminoso da sociedade para preservar os cidadãos, e para que o mesmo possa quitar os débitos da infração contra as Leis dos homens; a humanidade terrestre nos mostra que ainda não conseguiu direcionar o progresso para executar sentenças que realmente atendam a finalidade de reabilitar e reinserir o criminoso na vida social.

No entanto, os estudos espiritas nos mostram que não existem criminosos irrecuperáveis perante as Leis de Deus e que todos, cedo ou tarde encontrarão o arrependimento, a expiação e a vontade de repararem seus crimes e se reajustarem perante as leis que regem o universo 11.

É na reencarnação que é concedido ao indivíduo uma nova oportunidade de seguir o caminho do bem. “De vez que, por todo o erro que viemos a perpetrar contra as leis do amor voltaremos por determinação misericordiosa de Deus, ao amor supremo, à circunstância, à posição e às dimensões do erro cometido, a fim de aprendermos a corrigi, reconstruir, refazer e reajustar”12.

Quantos criminosos do passado lamentaram os seus crimes, em estadia no plano espiritual, e hoje revestido no corpo do homem de bem tentam trilhar a vida no caminho honesto? Quem sabe quantos de nós hoje estamos nessa mesma marcha beneficiado pelo véu do esquecimento? Então, não adianta nos aterrorizarmos diante da impunidade, das fugas em massa dos presídios, da violência urbana presente nos assaltos e nos latrocínios que nos angustiam.

.

reencop

.

Não adianta praguejar contra o criminoso, nem buscar frases de fuga da realidade dizendo que gostaria de mudar para bem longe, morar em outro país. Isso por que, não devemos nos preocupar em mudar de país para fugir da violência.

Devemos nos preocupar em participar do processo de regeneração do planeta como um todo, uma vez que sobre isto, Jesus também nos alertou que os mansos herdarão a terra.

A partir dos conhecimentos fornecidos pelo Espiritismo podemos entender que para todo o efeito existe uma causa, não é diferente para os acontecimentos vulgares do dia a dia. Assim relata Allan Kardec: “Os acontecimentos vulgares da vida privada são, o mais frequentemente, a consequência da maneira de agir de cada um; este, vencerá segundo as suas capacidades, sua habilidade, sua perseverança e sua prudência, onde um outro fracassará pela sua insuficiência; de sorte que se pode dizer que cada um é o artificie de seu próprio futuro, que nunca é submetido a uma cega fatalidade, independente de sua pessoa. Conhecendo o caráter de um indivíduo, pode-se facilmente predizer-lhe a sorte que o espera no caminho em que se empenha 16”.

Desta forma, fica claro que para a resolução da violência urbana, existem fatores que dependem de nós como: a perseverança, a prudência e o nosso caráter incidindo sobre o modo de agir com o outro. E existem fatores que depende do outro, sobretudo no que tange o conhecimento de que existe vida além da vida. Que aquele que vive o imediatismo da vida presente, tentando saciar os vícios e as vontades matérias do mundo material insaciável, fatalmente vai se direcionar ao escabroso caminho do mal, por que aparentemente para nós, não existem limites para os enganos dos vícios e das paixões inferiores.

Entretanto, Deus que é inteligência suprema, observa os passos de suas criaturas como pai observa o filho que insiste em seguir por caminhos tortuosos, sabendo que uma experiência de erro se transforma em dor e aprendizado e uma experiência de acerto se transforma em amor e aprendizado. Cabe a nós escolher o caminho a percorrer, por que todos estão fadados a seguir a mesma marcha do progresso: “Do átomo ao arcanjo 17”. Basta escolhermos, se continuamos essa marcha hoje ou daqui a alguns séculos.

exemplo

.

Nota da autora: A composição do referido texto tem o simples objetivo de compartilhar com os amigos as leituras e estudos efetuados à luz do espiritismo. Abordando tema do nosso cotidiano, sacio assim, a vontade de compartilhar o entendimento construído para que todos possam beber da fonte do conhecimento.

Referencias
1- Evangelho Segundo Espiritismo (2009 p. 214). Cap. XII – Amai os vossos inimigos – Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra. 2- Livro – A Gêneseos Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. (2008 p. 180) Cap. XIV – Os fluidos – Natureza e propriedade dos fluidos – Elementos Fluídicos. Item: 5. 3- Livro – A Gênese os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. (2008 p. 185) Cap. XIV – Os fluidos – Natureza e propriedade dos fluidos – Qualidades dos Fluídos. Item: 16. 5- Allan Kardec. O que é o Espiritismo (2009 p. 60) – Cap. I Pequena Conferência Espirita – Loucura, Suicídio, Obsessão. 6- S. João, 14:15 a 17 e 26. 7- Mateus, 5:6. 8- Mateus, 18:12 a14. 9- Romanos, 2: 6 e 11. 10- Ver em Blog do Bruno Tavares. Os três caminhos de Hécate. A obra de Herculano Pires por Heloísa Pires. 11- Ver sobreisto em: Allan Kardec. O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo. (2008). Segunda Parte. Cap.VI Criminosos Arrependidos. 12- Trecho do Texto – Amor doLivro Passos da Vida. Emannuel Psicografado por Francisco Candido Xavier. 15- Ver Livro dos Espíritos – As causas primeiras. Cap. I. 16- Livro – A Gênese os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. (2008 p.238) As predições – Cap. XVI – Teoria da Presciência. Item: 12. 17- Ver questão 540 do Livro dos Espíritos.

.

apazdej

.

.

elis Elisangela Gusmão 

Pesquisadora da Doutrina Espirita, trabalhadora da Associação Espírita Casa dos Humildes, Recife-PE.
Mestra em Extenção Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE.
Email: elisgus@gmail.com

.

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, leiam aí  o artigo maravilhoso da minha querida amiga Elisinha, Elis Gusmão, trabalhadora da nossa querida Casa dos Humildes. Elisinha é desses talentos, na arte da escrita, que já chegou pronta em nossos arraias, pela sua formação acadêmica e pela sua fulminante apreensão dos nobilitantes princípios espíritas, fruto de grande e denodado esforço em estudar com responsabilidade e senso crítico. Apresento ela a vocês, aqui e agora, anunciando-a como a caçulinha dos nossos articulistas e que vai sempre nos brindar com suas reflexões, maduras, tranquilas e fiéis ao legado kardequiano.

Que Jesus abençoe a ti Elisinha e te cubra de bençãos nessa caminhada que se abre, agora, ao teu espiritozinho. Sê feliz!

Bruno Tavares

chverde1

.

deciod

.

.

A MENSAGEM DE HOJE NO BLOG

.

.

.

 QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc

.