ingridgata

.

À princípio o título desse artigo pode causar uma certa estranheza, afinal, este ainda é um tema que levanta muitos questionamentos e mexe com bastante atavismos.

É compreeensível que o homem em meio a tantos desafios reencarnatórios acabe por relegar esse assunto à segundo plano. Contudo, o planeta já vem passando por modificações em sua atmosfera, a transição para um mundo de regeneração está batendo às nossas portas mentais, morais e intelectuais, desse modo, dedicar atenção a nossos irmãos menores animais é um dever.

A doutrina espírita permite que o ser humano, detentor da racionalidade e do pensamento contínuo se debruce sobre suas obras e nela encontre referências sobre a espiritualidade dos animais. Obras como O Livro dos Espíritos, Evolução em Dois Mundos, Gênese da Alma, dentre tantas outras, fornecem respostas para questionamentos como: “Os animais têm alma?; Eles reencarnam?”. Sim, irmãos, os animais são dotados de princípio espiritual inteligente, possuem inteligência, o raciocínio fragmentário e estão em constante evolução, tanto quanto qualquer ser humano que habite o planeta Terra. A própria ciência material já fez grandes avanços sobre a capacidade intelectual desses seres irracionais.

.

Animais fofinhos

.

Desse modo, cabe a reflexão acerca da responsabilidade dos seres humanos sobre esses pequeninos irmãos de jornada evolutiva. Valendo-se do pensamento de que estamos para os animais, assim como os Espíritos de Luz estão para a humanidade, grande é a nossa responsabilidade.

Sendo forçoso o despertar, o olhar ao redor e reconhecer o quanto ainda esses irmãos são relegados a inúmeros sofrimentos. Dentre os quais, podem-se citar o abandono, os maus tratos, o uso em laboratórios – destacando a palavra ‘uso’, posto ser por esse tratamento de “coisificação” que passam esses animais.

Poder-se-ia também falar à respeito da indústria alimentícia, dos absurdos executados em matadouros ou nos matadouros-frigoríficos, muitos dos quais funcionam sem a devida inspeção higiênico-sanitária, chegando a comprometer a saúde do meio ambiente do seu entorno, bem como a saúde daqueles que irão consumir o produto final: a carne.

.

bois

.

Refletir sobre a espiritualidade e os animais não deve mais causar estranheza. Como na passagem de Lucas 17: 1 – “E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem”. É fato que tudo faz parte de um planejamento reencarnatório e o mesmo se aplica aos animais, contudo, é preciso ter-se em consideração o livre-arbítrio de que é dotado o homem.

Que a humanidade possa seguir sua marcha evolutiva em equidade com seus companheiros de jornada, sejam eles no reino animal, vegetal ou mineral.

Que predominem o amor ao próximo, a benevolência, a caridade e a piedade. Que se aplique o exemplo do Cristo que a todos ama indistintamente. E que sigamos amparados pelo exercício dessa doutrina libertadora chamada Espiritismo.

.

amoranima

.

.

ingrid1 Ingrid Cavalcanti – É Médica Veterinária.

Mestranda em Ciência Veterinária na UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhadora da Associação Espírita Casa dos Humildes.

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui um artigo maravilhoso da minha querida amiga Médica Veterinária, Ingrid Cavalcanti. Ingridzinha, como eu a chamo na convivência, é uma idealista de primeira plana, defensora dos animais, adepta do vegetarianismo e uma espírita consciente, não engessada, uma alminha aberta às  altas concepções ecológicas da vida.

Que Jesus abençoe a esse teu esforço, Ingridzinha, na defesa dos nossos irmãozinhos menores, mas tão terráqueos como nós e muito amados por Deus!

Bruno Tavares

chverde1

.

animais e espiritismo

.

.

A MENSAGEM DE HOJE NO BLOG

 

.

.

.

 QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc

.