CRIB

.

Ensina Santo Agostinho que a Terra atingirá um grau mais avançado, graças à lei de Progressão dos Mundos. Declara que a Terra atingiu um de seus períodos de transformação, em que de mundo expiatório tornar-se-á mundo regenerador[i].

Sabendo que já estamos, como trabalhadores da última hora, atravessando este período de transformação ou de transição, pergunta-se: como estamos preparando as futuras gerações para os grandiosos eventos que estarão ocorrendo no planeta em décadas próximas?

Segundo Divaldo Franco, eminente orador e escritor espírita, em palestra sobre as crianças da nova geração[ii] a era da regeneração deverá se iniciar até o ano de 2052. Ou seja, as crianças de hoje, nossos filhos ou netos, são os futuros trabalhadores, não da última hora, mas tomando emprestado um termo empregado por Pietro Ubaldi, saudoso escritor espírita italiano, homens da primeira hora, fundadores da nova civilização do III Milênio[iii].

Nosso objetivo é destacar a importância de uma das atividades da Casa Espírita: o trabalho voluntário da evangelização infanto-juvenil. Em outra oportunidade, discutiremos sobre o papel dos pais na educação moral dos filhos, preparando-os para os próximos acontecimentos.

Não queremos de modo algum fazer alardes ou previsões sobre catástrofes ou cataclismos. Terremotos, tsunamis, enchentes etc., já vem ocorrendo, pois o período de transição já se iniciou. Observa-se que estas catástrofes são locais, pois, segundo Allan Kardec, na Gênese, os cataclismos gerais eram a consequência do estado de formação da Terra. Haverá, porém nesta transição luta entre ideias. Desse conflito nascerão forçosamente perturbações temporárias. Será dessa luta de ideias que surgirão os graves acontecimentos anunciados e não cataclismos ou catástrofes puramente materiais[i].

Logo, a Terra não tem mais a temer os cataclismos gerais. Com relação ao progresso moral, contudo, não será este limitado a uma região, a um povo ou a uma nação, mas será um movimento universal[ii].

.

anovac

.

A nova geração já está chegando. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento de crianças superdotadas, hiperativas, rebeldes. Segundo Divaldo Franco, são crianças que não temem, que vieram para confrontar as ideias existentes, para questionar a ordem estabelecida, para revolucionar. São as denominadas crianças índigo, que vieram preparar a chegada das crianças cristal. Estas últimas serão consideradas missionárias. Mas não devemos nos apegar demasiado a esses adjetivos, pois segundo Divaldo, “crianças são crianças, não devemos rotular a criança de nada”[i].

Possivelmente são essas crianças missionárias os grandes espíritos que já reencarnaram, como Emmanuel e outros que estão se preparando para reencarnar como Joanna de Ângelis e Adolfo Bezerra de Menezes[ii].

A nova geração exige uma nova pedagogia. Uma pedagogia que ensine ao espírito. Uma nova educação moral. Já disse Kardec: A educação, se bem compreendida, é a chave o progresso moral[iii]. Por sua vez, o filósofo Immanuel Kant afirmou que “é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.

As casas espíritas possuem um importantíssimo trabalho para a regeneração do indivíduo: a Evangelização Infanto-Juvenil. É um trabalho que devemos sempre valorizá-lo e estimulá-lo, pois sua missão é formar a nova geração. Segundo Emmanuel: “Evangelizando o indivíduo, evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo[iv]”.

Evangelizadores são colaboradores na construção do progresso. São semeadores das virtudes que devem prevalecer na civilização do III Milênio: caridade, solidariedade e fraternidade[v] e das “armas” para conquistar a vitória do bem sobre o mal: retidão, bondade, sacrifício e amor[vi].

Portanto, caros irmãos, da próxima vez que trouxer seus filhos à Casa Espírita, lembre-se desse valoroso trabalho voluntário que é feito pelos “tios” e “tias” da Casa. Sem desmerecer, contudo, a importância do papel dos pais, tema que será discutido na próxima edição. E aos pais que ainda não trouxeram seus filhos para a evangelização, aproveitamos para fazer o convite: traga seu filho para a evangelização infanto-juvernil..

.

evangn

.

Enfocamos o nobre trabalho de Evangelização Infanto-Juvenil das Casas Espíritas, convidando os pais a levarem seus filhos às reuniões de Evangelização. Dirigimo-nos, mais uma vez, aos pais e mães, para destacar a responsabilidade destes na Evangelização das crianças, futuros trabalhadores da primeira hora, fundadores da nova civilização do terceiro milênio, como bem definiu Pietro Ubaldi.

A instrução acadêmica é fundamental. Já disse Paulo Freire, grande educador pernambucano: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Mas é necessário, sobretudo, educar com amor. E não há ninguém melhor do que os pais para este mister. Educar com amor, com paciência, com persistência. Não deixar de educar nunca. O pedagogo e escritor Dr. Içami Tiba já ensinou que “A educação não deve ser delegada somente à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre”.

Já dizia Pitágoras: “Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. A educação bem compreendida deve ser voltada para a construção do homem integral, com o desenvolvimento intelectual, emocional e espiritual do ser humano. Encontramos em Provérbios, 22:6: “Ensinai à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar”.

Divaldo Franco, refletindo sobre a relação entre pais e filhos na atualidade disse: “Nossos filhos já não são nossos filhos. São filhos das pessoas remuneradas, das empregadas eletrônicas, da televisão ou do computador. Damos um desses aparelhos e vamos ganhar dinheiro para dar outros aparelhos. Porque não os amamos. Damos-lhes coisas, para não nos darmos a nós mesmos”. Esta frase é, infelizmente, uma “verdade inconveniente”, pois, quantos de nós pais e mães não agimos assim? Quantos outros pais e mães nós não conhecemos que se enquadram perfeitamente neste exemplo?

Khalil Gibran, escritor e filósofo libanês, disse que “Vossos filhos, não são nossos filhos, são os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco não vos pertencem”. Não nos pertencem, é verdade, porque foram confiados a nós pela Providência Divina. Nossos filhos representam a missão que abraçamos, que escolhemos quando estávamos planejando nossa atual encarnação.

.

NFNF

.

Segundo Allan Kardec, na Obra A Gênese, neste período que atravessamos “a geração futura, desembaraçada das escórias do velho mundo e formada de sentimentos mais depurados, se encontrará animada de ideias e de sentimentos diferentes dos da geração presente, que se vai a passo de gigante”. É, sobretudo neste momento, que nossa responsabilidade é maior.

A Regeneração, período transitório e saneador do planeta Terra, já começou. É necessário construir o progresso moral começando pela construção do indivíduo, pela renovação da forma mental dominante.

Hoje predomina a forma mental do involuído (aquele que ainda não evoluiu), segundo Pietro Ubaldi. Convivemos com uma psicosfera impregnada de desonestidade, de orgulho, de vaidade… Constatamos muitas vezes a vitória da força, da corrupção, da desordem. O honesto é considerado estúpido e ingênuo.

É preciso ensinar aos nossos filhos os valores certos, corretos, conforme as leis de Deus.  Devemos reforçar em casa tais valores, não perdendo nenhuma oportunidade que se apresente de ensinar as qualidades que consideramos boas e justas: ser caridosos, ser honestos. Ser sobretudo fraternos, pois, encontramos também no livro A Gênese, de Kardec, que “A Fraternidade deve ser a pedra angular da nova ordem social”.

Explica ainda Ubaldi: À atual tendência do mundo para concentrar tudo na conquista bélica ou na superioridade econômica (…) o Brasil poderá contrapor uma contribuição sua e única no planeta, a da bondade e do amor. A Europa já viu bastante os resultados da aplicação das teorias do herói da força, o super-homem de Nietzsche. A nova mensagem é a de viver em paz e amizade com todas as criaturas do universo”.

Neste diapasão, Emmanuel prefaciando livro de Humberto Campos e de Chico Xavier, Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, esclarece: “Se outros povos atestaram o progresso, pelas expressões materializadas e transitórias, o Brasil terá a sua expressão imortal na vida do espírito, representando a fonte de um pensamento novo, sem as ideologias de separatividade, e inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz”. Daí a missão dos nossos brasileirinhos nas décadas que se aproximam e a nossa responsabilidade em bem prepará-los.

Fiquem com Deus.

.

ciaz

.

[i] ESE, Cap. III; [ii] Disponível em youtube; [iii] Ubaldi, Pietro. A Nova Civilização do III Milênio; [iv] GE, Cap. XVIII; [v] Idem; [vi] Disponível em youtube; [vii] Idem; [viii] LE, Pergunta 917; [ix] Xavier, Francisco Cândido. Dissertações Mediúnicas. Ditado por Emmanuel; [x] GE, Cap. XVIII; [xi] Ubaldi, Pietro. A Nova Civilização do III Milênio.

.

jabr

.

.

aline Aline Etiene de Arruda Jordão é servidora pública, graduada em Direito, especialista em Gestão do Ministério Público (MBA). Editora do CH Notícias – Jornal Espírita da Casa dos Humildes – Recife/PE e articulista do Blog do Bruno Tavares.

alineeaj@yahoo.com.br /blogchnoticias.blogspot.com.br

 

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, é com um prazer imenso e uma alegria espiritual incontida que trago até vocês o primeiro artigo para o nosso blog da minha querida amiga e irmã de ideal Aline Jordão. Aline, como vocês irão constatar, escreve de forma escorreita, simples, fácil e ama os assuntos atinentes à evangelização espírita infanto-juvenil. Será uma honra e felicidade contar com uma colaboração deste quilate para os artigos  que advirão, de agora em diante, das mãos de Aline para todos nós.

Gratidão, querida Aline! Estamos juntos e unidos pelo nosso ideal!

Que Jesus a abençoe!

Bruno Tavares

chverde1

.

fadel

.

.

A MENSAGEM DE HOJE NO BLOG

.

 chverdec1

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc

.