.

Claro que o termo correto é Doutrinador!! Rejeitar e contestar o que é muito adequado é pouco produtivo. Para o termo dialogador, exige sempre um complemento, uma explicação, enquanto Doutrinador abrange a complexidade do ato. Porque ser genérico quando o específico representa o que fazemos?

Kardec pergunta, em o Livro dos Espíritos, se a inteligência é o espírito e recebe como resposta que a inteligência é um atributo do espírito. Diálogo é um atributo da Doutrinação, que não pode ser reduzida, mesmo que conceitualmente a uma simples conversa!!

Quando Doutrinamos o fazemos com objetivo específico, acolher, consolar e dar esperança ao nosso irmão sofredor através de uma Doutrina que fala das Verdades do Cristo e é por isso que só faz sentido esse termo.

.

doutrinar

.

Um bom Doutrinador não tem opiniões, tem conhecimento. Não tem neutralidade, tem direcionamento e objetivo específico!!

Outro dia discordei de alguém que assemelhou o Doutrinador a um psicólogo em processo terapêutico com o paciente e me posicionei mostrando a diferença que explica exatamente o que já falei aqui.

Um psicoterapeuta se utiliza de um método para se conduzir um diálogo mas sem querer apresentar um caminho correto, sem nada definido previamente. Neste caso se faz necessário um deslocamento para o modelo mental do paciente e suas noções de adequação e felicidade.

O que importa é estimular a reflexão e ajudá-lo a melhorar sua capacidade de decisão e escolhas baseadas nos seus valores, sem julgamento, com neutralidade e isenção!

.

doutrinar1

.

O Doutrinador sabe, pela sua crença e fé que não é uma conversa que aquele irmãozinho que foi trazido para nós naquele breve momento precisa, é uma apresentação confortadora de uma Doutrina que aceitamos como O Consolador prometido. Precisamos realmente nos preocupar com um termo tão perfeito e adequado por conta de modismos?

.

.

tio

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui este breve quão importantíssimo artigo da nossa querida amiga, a psicóloga Valéria Pessôa, trabalhadora da nossa querida Associação Espírita Casa dos Humildes, localizada em Recife-PE. Nele Valéria sintetiza com muita lógica e concisão as razões do porque não deveríamos fazer um revisionismo em termos já universalmente aceitos e bastante definidores nas diversas áreas do trabalho espírita. No causa em pauta, o termo Doutrinador é muito mais abrangente e contextualizado do que os quejandos “dialogador” ou “esclarecedor”. Vejamos as razões lendo o primor de artigo da Valéria Pessôa.

Gratidão Valéria, por tão bom artigo, iluminado pelo Bom Senso Kardequiano!

Que Jesus a abençoe, sempre!

Bruno Tavares

chverde1

.

A MENSAGEM DE HOJE NO BLOG

.

.

arteesp

.

 chverdec1

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc

.