.

violento1

.

As notícias de atentados e massacres chegam com frequência cada vez maior, é legítimo que nos preocupemos, afinal de contas este planeta é a morada que nos foi oferecida para que cumpríssemos esta etapa de nosso amadurecimento espiritual e as pessoas afetadas são irmãos de jornada que se encontram em situações de dificuldades, dores ou dúvidas não muito distintas daquelas que sofremos ontem, passamos hoje ou atravessaremos amanhã.

Na condição de espíritas, temos o dever de nos manter em oração por aqueles que sofrem perdas dolorosas e vigilantes para que nossos pensamentos e ações sejam sempre no sentido de apoiar aqueles que trabalham no serviço de assistência para minimizar o sofrimento daqueles irmãos mais diretamente envolvidos, estejam estes na condição de vítima ou de algoz, situados tanto no plano espiritual quanto no plano material.

.

POMBAP

.

É fundamental que nos conservemos confiantes e esperançosos, apesar dos muitos cenários de dor e terror que se multiplicam pelo globo, pois somos conhecedores que vivemos um momento de transição planetária, onde “inteligências infernais”, assim classificadas por Emmanuel, ainda prosseguem “dominando vastos organismos do mundo”. “Na edificação da política, erguida para manter os princípios da ordem divina, surgem sob os nomes de discórdia e tirania; no comércio, formado para estabelecer a fraternidade, aparecem com os apelidos de ambição e egoísmo; nas religiões e nas ciências, organizações sagradas do progresso universal, acodem pelas denominações de orgulho, vaidade, dogmatismo e intolerância sectária” (Emmanuel) (1)

Neste momento o organismo social convulsiona e se contorce exibindo o resultado cruel daquilo que vem sendo cultivando por milênios, trata-se da colheita obrigatória, fruto de posturas orgulhosas, comportamentos egoístas e de regras impostas pela força bruta que regularam e ainda regulam a maneira como as pessoas e os povos se relacionam. Passamos hoje pelas dores necessárias para que seja possível extirpar das entranhas de nossos corações os males mais sombrios que, uma vez superados, nos permitirá construir relações sociais plenas e igualitárias, baseadas nas leis de amor, caridade e justiça.

.

ANJOVIOLA

.

Portanto, não devemos cair na vala comum do desespero injustificado, divulgando mensagens apocalípticas de pavor e desesperança ou propagandeando teorias do caos. Busquemos nas palavras amorosas do Dr. Bezerra de Menezes o caminho seguro que nos conduzirá individual e coletivamente à construção de um mundo melhor:

“Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano” (Bezerra de Menezes).(2)

.

Referências:
(1) XAVIER, Francisco C. Caminho, Verdade e Vida. Pelo Espírito Emmanuel. Brasília: FEB, 2014. Cap. 144 – Que temos com o Cristo? (2) XAVIER, Francisco C., VIEIRA, Waldo. O Espírito da Verdade. Por Diversos Espíritos. Brasília: FEB, 2011. Cap. 1 – Problemas do Mundo.

.

PAZR

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES

.

DOUGLAS Douglas Souza é engenheiro, casado, pai de um casal de filhos e trabalhador da Associação Espírita Casa dos Humildes, localizada em Santana-Casa Forte, Recife-PE.

.

brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, eis aqui um artigo muito lúcido do do meu querido amigo e parceiro de estudos, Douglas Souza, da nossa querida Casa dos Humildes. Nele, Douglas faz uma anamnese do mal que acomete toda a nossa sociedade: A violência, apontando suas causas, suas raízes e, o mais importante, dando-nos a certeza de um desiderato maior que é uma Era de Paz que há de luzir para toda a humanidade!

Que Jesus te abençoe Douglas e te estimule a nos ajudar nessa construção do mundo novo, com tuas reflexões, para derrotarmos o homem velho que ainda teima em viver em nós!

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

chverde1

.

afroch

.

.

A MENSAGEM DE HOJE NO BLOG

.

 chverdec1

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc