.

“Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Lucas 15:17

.

Os paradigmas sempre existiram e sempre hão de existir.Buscando uma definição precisa recorremos ao Aurélio que diz: – paradigma é modelo, padrão. Conjunto de crenças e conceitos, muitas vezes de natureza inconsciente, em que se baseiam as atitudes e os comportamentos de um grupo social.

Um dos mais antigos paradigmas que fora quebrado ao longo da história, foi em relação ao mundo plano que vivíamos e que  nos elegemos o centro do universo.Pobre, ledo e presunçoso engano.

Nicolau Copérnico,astrônomo e matemático polonês, foi um  homem corajoso e audacioso de sua época, que não teve medo de perder sua cabeça e se expôs de tal maneira que modificou , com sua descoberta, toda a filosofia, religião,astronomia, matemática , literatura, enfim toda a estrutura do pensamento universal ao declarar seus estudos sobre o heliocentrismo.

Não muito tempo se passou outros paradigmas foram quebrados e não vivemos  mais em um mundo sólido, como afirmavam os físicos modernos. Vivemos  em um mundo composto por  átomos, moléculas, elementos e compostos ,partículas que se dividem e se transformam a todo o instante.

A solidez do nosso mundo desapareceu . Surge então na nossa mente , a necessidade de conceituar o homem moderno. Um ser esquisito, neurótico, consumista, ansioso, insatisfeito, inconcluído e  por vezes feliz.

.

fp2

.

Não é de estranhar que nossa sociedade seja tão confusa, nossos conceitos, nossos valores mudam alternadamente e ora somos bons ora somos maus.Ora somos felizes, ora somos tristes.Somos todos tão pródigos.

Acredito que as mudanças sejam positivas, mas há de se achar um caminho para  o homem moderno se situar e retornar para a segurança da Casa do Pai.

As relações humanas tendem-se a  estreitar para que a sociedade  possa ser mais justa e solidária. O binômio sociedade e solidariedade deverão ser compatíveis.

Garimpar as riquezas do ser humano é buscar material sólido para nos ancorar em um mundo complexo e inconstante como o nosso. Isso é fundamental para a nossa existência enquanto coletividade.

Espero que esse Ser incrível, incansável e lutador que é o Ser humano deva surgir nas civilizações futuras .

O sofrimento e medo advindos de nossas buscas constantes não servirão como instrumentos para nossa evolução, ao contrário disso, nos deixarão mais irritados, desesperançosos e até mesmo revoltados, pois quase sempre não aceitamos as dificuldades que muitas vezes passamos.

.

fp3

.

O que nós seres humanos estamos querendo desse mundo?

Quais as reais necessidades da nossa busca?

Quais as saídas viáveis que temos para conviver em tão  avassaladora sociedade?

A neurose é crescente, o sofrimento é explícito, ai de nós pobres mortais que ainda não conseguimos agir sobre os mais profundos paradigmas do nosso ser!

A hora é chegada, é preciso encarar os fatos, as perturbações que envolvem o nosso ser e buscar o equilíbrio entre o consciente e o inconsciente.

Quebrar paradigmas, buscar soluções alternativas para viver melhor, creio seja a única saída do homem moderno.

Quando se chega aos 30 descobre-se porque a atividade física é importante e não apenas estética , aos 40 percebe-se  a magnitude da vida, aos 50 apesar de tudo, a vida pode ser bela e daí por diante, seja o Deus quiser.

O homem moderno nunca esteve tão doente e não culpem mais Adão e Eva por nossas reais desgraças. Isso já não nos cabe mais.

.

fp4

.

Os sufixos ose , ite, ismo nunca tiveram tanto em voga .

Adoecemos muitas vezes por falta de “senso de vida saudável”. O excesso de trabalho, o mundo cruelmente competitivo, o consumismo insano e outras neuras faz de nós os sofredores do momento.Nunca estivemos tão  distantes de Deus.

A religiosidade precisa ser regatada , vivenciada e sentida.Reconhecer nossa fragilidade enquanto criaturas pode ser o indício desse retorno a “Casa Paterna”.

É necessário ensinar o homem moderno a desvendar-se, a conhecer-se, pois em toda a parte a crise é inquietante, o mal- estar ronda as mais variadas classes sociais e nos sentimos acuados diante de um mundo criado e conceituado por nós mesmos.

Para melhorar a condição de vida é preciso agir sobre a inteligência e consciência pois somente nós poderemos traçar destinos gloriosos. Devemos ser seres viventes , jamais sobreviventes.

É imperioso que comecemos a trabalhar por nós, quebrando velhos paradigmas, reavaliando nossos conceitos, atribuindo valores positivos a nossa vida. Resta-nos apenas conquistar a nos mesmos, desvendar os segredos guardados n`alma para que o futuro nos reserve apenas satisfações.Talvez seja momento de reconhecermos filhos de Deus e usufruir dessa herança divina de maneira consciente.

Faze o teu  melhor hoje. Trabalhe por ti, assim tua tarefa é fazer-te conscientemente feliz. Talvez ainda ouviremos: “Vamos fazer uma festa e comemorar.

Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.”

.

Evangelho de Lucas 15:23

.

fp5

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES

.

.

janem Jane Maiolo – É professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Brasil Espírita – Blog do Bruno Tavares Recife/PE – Jornal O Rebate /Macaé /RJ – Jornal Folha da Região de Araçatuba/SP – Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita.. janemaiolo@bol.com.br

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui mais um excelente artigo da nossa querida amiga Jane Maiolo. Nele Jane disseca, com o escalpelo espírita, as angústias do homem moderno, ainda apartado de Deus, na encruzilhada desta hora de transformações notáveis que o conduzirá ao Grande Paradigma da atualidade que é a construção da Nova Civilização do Terceiro Milênio.

Obrigado mais uma vez, então, Jane, por esse artigo psicológico, ajudando a todos nós! 

Que Jesus a abençoe!

Bruno Tavares

.

.

A MENSAGEM DE HOJE DE BRUNO

.

.

digree

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc