Não crê em Deus o incrédulo que ainda não recebeu diagnóstico de doença grave. Isso não e verdade, porque você pode passar por uma cirurgia realizada por um espírito materializado e mesmo assim, curado, permanecer incrédulo, em relação ao mundo dos espíritos. São vários os motivos, que não vamos analisar aqui. Um exemplo pode ser encontrado no livro “A Face Oculta da Medicina”. (1)

Anos depois, o paciente morreu tão incrédulo quanto chegou ao Centro Espírita. Aparentemente, de nada valeu ser curado! Fazer o que? Mesmo os que Jesus curou morreram depois.

Os espíritas dizem que a morte pode ser uma experiência agradável, embora torçam o nariz para a eutanásia. Porque seres psicológicos as pessoas não aceitam a morte, não podendo dizer que Ferreira Gullar deixou de existir. De certo modo deixou de existir nesse plano prisioneiro do tempo e do espaço, mas nele pode recambiar.

“Poeta, escritor e teatrólogo ele morreu neste domingo (4) no Rio, aos 86 anos. Nascido José de Ribamar Ferreira em São Luís (MA), em 10 de setembro de 1930, foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2014,” (2)

.

fgt

.

Cury, o psiquiatra, diz que “o desejo de superar o fim da existência está além dos limites das ideologias intelectuais e sociopolíticas”. Hoje, o dia da sua “morte”, o Jornal publicou um artigo de Gullar, onde ele fala de intelectuais, ideologia e política. Interessante observar que o poeta foi comunista radical e agora reconhece erros:

“Frequentemente me pergunto por que certas pessoas indiscutivelmente inteligentes insistem em manter atitudes políticas indefensáveis, já que, na realidade, não existem mais.”

“Estou evidentemente me referindo aos que adotaram a ideologia marxista, que, de uma maneira ou de outra, militaram em partidos de esquerda, fosse no Partido Comunista, fosse em organizações surgidas por inspiração da Revolução Cubana”. (3)

Fidel deixou de existir?

Um velório é um acontecimento especial e pode ser revelador. Alguns escolheram a bandeira brasileira e foram à Chapecó, SC, outros foram ser solidários, em Havana, Cuba.

Após o recolhimento e o acordar no hospital do plano espiritual, não sei se será fácil comunicar ao espírito Ferreira Gullar a sua nova condição de desencarnado. Talvez seja mais difícil comunicar a Fidel, ainda muito “encarnado” (4)

.

fcl

.

O leitor deve considerar que isso que escrevo é mera suposição, de articulista sem grandes recursos e ainda mal informado também sobre as coisas da espiritualidade.

Por outro lado, quem parece que deixou de existir, e ainda não sabe, foi o político que se acidentou no voo 313, da Câmara dos Deputados. (5)

Com seu voto incentivou a manifestação nacional de 4 de dezembro de 2016. Brasileiros foram pra rua com uma pauta contra a corrupção e na defesa do Lava-Jato: contra a anistia a caixa 2 e demais crimes; contra a lei de abuso de autoridade – PLS280; apoio à PEC 55 – teto dos gastos; apoio à Lava-Jato; Não à reeleição de Rodrigo Maia; Lula e Renan na cadeia ( e não exilados em Havana).  

Mesmo depois do velório fazemos terapia. Espero que muitos reflitam nas palavras que Ferreira Gullar deixou no Jornal. (3)

Poderá surgir a necessidade de procurar por Deus, tentar explicar o mundo espiritual e compreender a si mesmo. O que sou? Serei eu, por acaso, um espírito? De onde venho? Qual a minha destinação?

Vou torcer que tenham bom resultado, neste mergulho interior. Indico, para eventualmente surgir a motivação, um texto que relembra experiência no laboratório de um prêmio Nobel de Química. (6)

O conhecimento “teórico” poderá facilitar a elaboração do domínio cognitivo e nascer novo conhecimento, como aquele que nos faz mais tranquilos quando entramos num laboratório cercado de micróbios patogênicos por todos os lados. (7)

Tomé era incrédulo, não poderia, na “sua” época, acreditar no mundo dos micróbios. (8)

.

lj

Referências.
  1. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2013/10/dr-frederick-von-stein-cura-e-mudanca.html
  2. http://oglobo.globo.com/cultura/morre-poeta-ferreira-gullar-aos-86-anos-20586864
  3. http://www.oantagonista.com/posts/a-morte-de-ferreira-gullar
  4. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/11/fidel-como-comunicar-morte.html
  5. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/11/o-voo-313-e-os-sobreviventes.html
https://issuu.com/merchita/docs/el_vuelo_313_y_los_sobrevivientes_d
  1. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/11/a-elevada-missao-da-ciencia-espirita.html
https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga/
https://issuu.com/merchita/docs/la_elevada_misi__n_de_la_ci__ncia_e
http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/01-12-2016.htm
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_
textos/FORMIGA_Luiz_tit_Elevada_missao_da_Ciencia_Espirita-A.htm
  1. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/
  2. F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/
    FORMIGA_Luiz_&_FORMIGA_Andre_tit_Direito_a_saude.htm
8. http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/JESUS-TOME_E_NOS_LCF.html 

.

ttempo

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES

.

Luiz-Carlos-FormigaV  Luiz Carlos Formiga

Articulista do Blog do Bruno Tavares, articulista na divulgação da Doutrina Espirita, com contribuição em alguns jornais e revistas, no Brasil e em Portugal (Fraternidade – Lisboa). Realiza palestras em casas espíritas. Biomédico (1969) pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara (UERJ). Especialização em Microbiologia e Imunologia (1970), Mestrado (1974) eDoutorado (1979), no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagogo, Licenciado pela A.E.S. São Judas Tadeu, R.J. Pósgraduação em Educação em Saúde, Especialização pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Prêmio Uerj-Funarte, 1980. Concurso de monografia, com “A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a formação de recursos humanos para a área de saúde. Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Médica”. Projeto Semana da Uerj, realizado pelo Departamento Cultural e Patrocinado pela FUNARTE. Prêmio Científico Enzilab/1991. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, sob patrocínio da Enzilab Hospitalar LTDA. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, UERJ e Professor Adjunto IV do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Foi Coordenador dos Cursos de Pósgraduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Foi Coordenador do Centro de Referência Nacional de Difteria e outras Corinebacterioses, do Ministério da Saúde. Coordenador da Linha de Pesquisa – Corynebacterium diphtheriae. Síntese da linha de pesquisa: Formiga, L.C.D. 1985. New possibilities for Laboratory diagnosis of diphtheria. Brazilian J. Med. Biol. Res., 18:401-402. Casado. Quatro filhos.

.

brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, eis aqui mais um artigo do nosso querido confrade e amigo Formiga, abordando a partida do nosso grande vate e poeta Ferreira Gullar, o fatídico que acometeu o avião com a delegação da Chapecoense e o histórico desencarne do ditador cubano Fidel Castro. O Formiga com seu jeitinho peculiar leva o leitor ao paroxismo dos paroxismos: Que é a Vida? Que é a Morte? Dessa resposta tudo valerá a pena, ou nada.

Que Jesus tenha misericórdia e ampare ao Ferreira, ao Fidel e aos jovens jogadores e demais, espíritos imortais, agora nas águas do Acheronte!

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

.

.

A MENSAGEM DE HOJE DE BRUNO

.

.

surdoseo

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc