No plano mais distante, pinturas esboçadas de amarelo eram vistas no horizonte azulado, uma plantação de girassol. O vento estava calmo por isso as marolas suavemente se movimentavam. Havia a cadência do grupo das grandes flores; caso uma delas se perdesse no andamento, a energia do conjunto a recolocava no mesmo movimento. Nesse plano, apenas as cores eram mais observadas.

Diferentemente do que ocorria com o plano mais próximo no qual a observação dos detalhes se aplica com maior naturalidade, pois tudo o que está mais perto se torna melhor observado embora, nem todas as vezes, conhecido. No entanto, podem-se apreender mais fatos sobre o plano próximo. Os detalhes dos girassóis são encantadores, cada pequenina parte junta-se a outras ainda mais delicadas formando a imagem perfeita de um girassol.

E no plano individual, que é a sensação do momento de cada alma, é o mais extraordinário, pois diante de um mesmo tempo e mesma paisagem cada alma sentirá de acordo com seu estado de evolução e seus propósitos. Haverá alegria, tristeza, emoção, saudade, indiferença, renovação, agradecimento e inúmeras outras palavras para nomearem os infinitos sentimentos diante do mesmo campo de girassóis.

.

gira1

.

De modo igual, o comportamento e a emoção de cada alma perante as ocorrências da vida serão distintos e a partir dessa observação, o julgamento tende a enfraquecer já que um coração traz tudo o que somente ele viveu até agora, seus acertos e erros, seus amores e desamores, seus aprendizados, seus anseios, suas impressões. Há os múltiplos ângulos para se analisar um acontecimento, por isso, de acordo com a posição do olhar, um entendimento surgirá.

Os girassóis permanecerão eles mesmos independente do século, distância, estação. Alguns olhares os apreciarão mais que outros. Também o que seria das infinitas variedades de flores se todos os olhares desejassem ver apenas os girassóis? E todas as belas flores possuem seus detalhes, beleza, sua composição. Quando se criam condições de conhecer maior número de flores, mesmo já com uma favorita, a compreensão do valor pela multiplicidade e o respeito por esta favorecem alegria a todos os campos floridos.

Então, diante do campo da vida, os girassóis brilham douradamente, pois é isso que podem realizar. Buscam a luz para continuarem vivos já que uma flor com esse nome não seria natural esconder-se.

.

gira2

.

E de cada plano de visão as características afins serão observadas. Diante de cada paisagem haverá seus planos constatados desde o mais distante até chegar a própria sensação. A importância é sempre não se importar com o que os outros olhares conseguem admirar, no entanto, com o que o próprio olhar de melhor pode ver e, ainda assim, com essa observação ajudar os alheios olhos a enxergarem mais o brilho do sol do que a penumbra da noite.

Simplesmente, de frente a um campo de flores o coração se sensibiliza com a delicadeza, harmonia, beleza e paz transmitidas pela notável imagem, conquista de cada pequenina flor.

E o mais apreciável é que independente dos planos de observação e do olhar a contemplá-las são e serão sempre doces flores.

E a vida segue oportunizando o desenvolvimento com exemplos magníficos como os das paisagens floridas ora com girassóis, ora com outras flores. E até num mesmo campo elas desejam apenas avivar a paisagem sem se importarem com a alheia característica, logo o que sempre importará é quanto cada flor pode harmonizar o campo onde se encontra.

.

gira3

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES

.

.

cinthiag  Cínthia Cortegoso

Escritora. Professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e
das respectivas línguas estrangeiras:
Espanhol, Inglês e Italiano.
Membro colaboradora da Academia de Letras,
Ciências e Artes de Londrina e Espírita.

Londrina – Paraná – Brasil
cinthiacortegoso@gmail.com

.

.

brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, eis aqui mais um artigo da querida amiga e escritora paranaense Cínthia Cortegoso: Sobre Os Campos de Girassóis. O título do artigo fala muito da própria Cínthia, enquanto escritora, com sua narrativa redonda, sem pontas, que enleva e alegra a alma do leitor, levando-o para as regiões iluminadas do bem e do belo.

Que Jesus abençoe você Cínthia, por espargir espiritualidade e luz da sua pena tão bela e sensível!

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

.

.

A MENSAGEM DE HOJE DE BRUNO

.

.

gira4

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc