.

Diz o espírito Hilário Silva que após a pergunta de João, Jesus sorriu e declarou: – “a resposta está aqui mesmo em vossas lamentações. O mais difícil é ajudar em silêncio, amar sem crítica, dar sem pedir entender sem reclamar… A aquisição mais difícil para nós todos se chama paciência.” (1)

“Manda quem pode e desobedece quem tem juízes”

Esta frase circulou na WEB depois que o Oficial de Justiça não conseguiu notificar uma pessoa “poderosa”. Quanta paciência!

Coloquei o adjetivo entre aspas, porque existe outra leitura, com a qual concordo, que é de Martha Medeiros. (2)

“A aquisição mais difícil se chama paciência”, deve ter pensado o mensageiro depois da longa espera. Por outro lado, a paciência do povo brasileiro parece ter acabado e não conseguimos imaginar o futuro.

De imediato me veio à mente a frase da atriz Denise Fraga: “o humor passa pela inteligência e é um poderoso ingrediente para a reflexão”. (3)

Vamos lembrar que o intelecto é apenas uma parte do ser multifacetado. A reflexão facilitará a compreensão do mundo social, cultural e espiritual, direcionando o ser para zonas mais superiores. A reflexão espírita, com a noção de imortalidade que o Espiritismo faculta ao homem, eleva-o a um estado de consciência desperta, lúcida, chamado de cidadania espiritual, fazendo desabrochar uma escala elaborada de valores éticos.

.

humors

.

“Humor espírita”, como fazê-lo de forma a não ferir o companheiro de jornada?

Hilário Silva, através da psicografia, trilhou esta estrada correndo riscos. Este é o pseudônimo de um espírito que foi parceiro de trabalho e estudo do espírito André Luiz.

Para popularizar a Doutrina Espírita ele pensou em uma nova forma de pensamento para apresentar e ensinar caminhos que ajudassem na reflexão e na transformação interior.

Hilário sabia que o humor não poderia se apartar do amor, tanto que em “Almas em Desfile”, psicografia de Chico, lembra que “a fila anda”.

“Toda vez que te inclines para esse ou aquele caminheiro, estende o coração e as mãos, em forma de entendimento e de amor, porque todas as filas prosseguem adiante, com encontro marcado no túnel da morte. E do túnel da morte cada alma em desfile surgirá no Outro Lado para receber, no Posto de Pedágio do Destino, segundo o próprio merecimento”.

“Manda quem pode e desobedece quem tem juiz” é severa advertência de quem perdeu a paciência, mas não perdeu o humor.

Hilário lembra que “a fila anda” e que temos encontro marcado. Quando haverá luz no fundo do túnel da morte? Ele responde dizendo que temos que “estender o coração e as mãos, em forma de entendimento e de amor”, mesmo que o companheiro tenha mais de uma dezena de processos parados no “Supremo”.

Em “O Imbatível Amor Materno”, dissemos que estávamos diante de um grande problema que era “amar os inimigos”. Problema ou solução? (4)

O que pensa uma pessoa, sobre a vida após a morte, nos permite avaliar se há luz no fim do túnel. É possível manter o bom humor diante da morte? Humor é o estado de espírito de um indivíduo? O que é um “espírito”? Seria um estado de ânimo ou desânimo, bem estar ou mal estar emocional, psicológico, apenas?

A luz surgiu no fim do túnel para Tomé com Jesus. Para nós a Doutrina Espírita acendeu potente refletor. (5)

.

pulseira1

.

Quando se diz “sem foro é com Moro”, estamos diante de humor, ironia, sátira?

Podemos não saber as diferenças, mas não temos dúvida que “passa pela inteligência, e é um poderoso ingrediente para a reflexão”, como a descoberta de grampos instalados na sala do político, do juiz ou do Bessias, aquele do “salvo conduto”.

Messias de Mello adaptou e desenhou as histórias com humor publicadas por Hilário Silva, um lançamento da editora Marca de Fantasia. São adaptações dos livros Almas em Desfile e A Vida Escreve.

Necessário extravasar indignações para não enfartar, por isso escrevo.

Impotentes, precisamos remover tensões, controlar proibições internas, aquelas que nos sugerem obedecer aos instintos mais primitivos.

Vamos enganar as nossas tensões, driblar medos, brigar com a censura e produzir alívio. Não vamos chegar a insultar nossos adversários como se estivéssemos brincando, mas vamos refletir com o “manda quem pode”.

Não devemos tentar insultar nem a morte. Aliás, seria tarefa impossível. Ela é fria e calculista. Possui numerosos gêneros de micróbios cumplices e ainda instala grampos na nossa tela mental, como doença hereditária.

João Moreira da Silva nos diz, e eu confirmo profissionalmente, que “quando ela, a morte, vem de Cima, vem por Divino Decreto, encontra no micróbio um forte agente secreto.” (6)

Ela está no fim do túnel. Mas temos o Refletor, O Consolador Prometido. Elevada é sua missão.

Na vida, depois da morte,

Quem serve, dia por dia,

É que obtém passaporte

Para o reino da Alegria. (6)

 

Não conseguiremos “dar as costas” para o micróbio que é “Oficial de Justiça”, porque assinamos a notificação, antes da concepção. Outro ponto muito importante, necessário enfatizar, é que não temos como fugir da Justiça Divina.

Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal. (Mateus, 5:25).

Apiede-se do político, como Gregório. Ainda bem que existe o Imbatível Amor Materno! (4)

.

ojm

.

Referências:
1.http://www.autoresespiritasclassicos.com/Chico%20Xavier
/Biografia%20do%20Espiritos/Hilario%20Silva/Hil%C3%A1rio%20Silva.htm
  1. https://issuu.com/merchita/docs/ahse__orita_ivonne_pereira_dr_luiz_
  2. http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/gosto-do-humor-porque-ele-conduz-o-pensamento-das-pessoas-a-critica/
  3. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2015/05/o-imbativel-amor-materno-o-imbativel.html
  4. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/11/a-elevada-missao-da-ciencia-espirita.html
https://issuu.com/merchita/docs/la_elevada_misi__n_de_la_ci__ncia_e
https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2016/09/19/velho-chico-sobre-a-transcendencia-da-morte-por-luiz-carlos-formiga/
http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/JESUS-TOME_E_NOS_LCF.html
6. http://pensesite.com.br/livros/livros-xavier01/275%20Festa%20de%20Paz%20-%20Chico%20Xavier%20-%20Ano%201985.pdf

.

amorcomp1

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES

.

Luiz-Carlos-FormigaV  Luiz Carlos Formiga

Articulista do Blog do Bruno Tavares, articulista na divulgação da Doutrina Espirita, com contribuição em alguns jornais e revistas, no Brasil e em Portugal (Fraternidade – Lisboa). Realiza palestras em casas espíritas. Biomédico (1969) pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara (UERJ). Especialização em Microbiologia e Imunologia (1970), Mestrado (1974) eDoutorado (1979), no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagogo, Licenciado pela A.E.S. São Judas Tadeu, R.J. Pósgraduação em Educação em Saúde, Especialização pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Prêmio Uerj-Funarte, 1980. Concurso de monografia, com “A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a formação de recursos humanos para a área de saúde. Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Médica”. Projeto Semana da Uerj, realizado pelo Departamento Cultural e Patrocinado pela FUNARTE. Prêmio Científico Enzilab/1991. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, sob patrocínio da Enzilab Hospitalar LTDA. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, UERJ e Professor Adjunto IV do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Foi Coordenador dos Cursos de Pósgraduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Foi Coordenador do Centro de Referência Nacional de Difteria e outras Corinebacterioses, do Ministério da Saúde. Coordenador da Linha de Pesquisa – Corynebacterium diphtheriae. Síntese da linha de pesquisa: Formiga, L.C.D. 1985. New possibilities for Laboratory diagnosis of diphtheria. Brazilian J. Med. Biol. Res., 18:401-402. Casado. Quatro filhos.

.

brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, eis aqui mais um artigo do nosso querido confrade e amigo Formiga, abordando a problemática milenar da morte, mas, inserindo o fator humor na questão tão sombria e eivada de medos. O Luiz traz-nos em seu texto a figura exponente e inesquecível do querido Hilária Silva, com suas tiradas fantásticas sobre a morte e o morrer, Hilário que psicografava através da pena indiscutível do querido Chico Xavier que a par de ofertar-nos tanta beleza, nos presenteava também (e como não?) com muito humor, porque, afinal de contas, o bom humor é apanágio das espíritos nobres.

Que Jesus abençoe ao Formiga, que com sua verve única e inconfundível nos faz refletir com humor, raro talento de sua alma nobilíssima, também!

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

.

.

A MENSAGEM DE HOJE DE BRUNO

.

.

charlas

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc