.

.

A cultura espírita despede-se neste momento de um dos seus maiores pesquisadores, o Dr. Jorge Andréa dos Santos, desencarnado nesta manhã, aos 100 anos. Dr. Jorge foi um psiquiatra, pesquisador, escritor e conferencista detentor de uma maneira própria de analisar, refletir e transmitir a doutrina dos espíritos, o que naturalmente destacava suas análises do senso comum. Dr. Jorge de fato ao lado de Herculano Pires e Hernani Guimarães Andrade, renovou o olhar científico sobre as questões da doutrina, não distanciando-se da prática cristã e do evangelho de Jesus. Sempre de bom humor, arrebatava as salas de conferências, palestras, seminários, oficinas e cativava a todos nos muitos momentos que participou de programas de TVs e recentemente pela internet.

            A literatura científica produzida por ele, foi popularizada em décadas através de temas instigantes tais como: “Ressonância Espiritual Na Rede Física” um bom resumo de seus artigos, “Energética Do Psiquismo” que tem como subtítulo Fronteiras Da alma, um estudo detalhado do psiquismo que inclui gravuras valiosas para quem estuda a alma humana, a fonte da vida e a energética espiritual. Dr. Jorge trabalhou a “Psicologia Espírita, motivando estudantes desta área a discutir a temática nas universidades, inclusive gerando artigos e trabalhos universitários baseados em suas obras. Em outros momentos sua produção transitou na “Busca do Campo Espiritual Pela Ciência” abordando temas como: Deus e o Universo, O Pensamento, Sono e Sonho, Arquivos da Memória, Neuroses e Vidas Passadas e uma pluralidade de assuntos antes vistos como “complicados”, chegaram no universo acadêmico e religioso de maneira acessível, porém sem a perda do rigor da ciência.

.

drjorge

.

Seria preciso um espaço infinito para comentar e descrever a obra e a persona do Dr. Andréa, figura singular, carismática e ao mesmo tempo ilustre trabalhador humilde do campo espírita no Brasil. Muitas vezes estive em suas palestras no FORESPE (Fórum de Debates Espíritas em Pernambuco”, sempre lotado de um público que mesmo diverso, em sua maioria eram de jovens.

Ele nos momentos mais complexos de suas exposições, principalmente quando tinha que descrever em suas gravuras o psiquismo humano e a espiritualidade permeando seus objetivos científicos de popularizar o entendimento da psicologia a partir da doutrina espírita, fazia uma pausa, olhava mansamente para a plateia e dizia – “Eu gostaria de tomar um cafezinho”.

.

jorgeandrea

.

Da zona do inconsciente ao psiquismo como fonte da vida, dos alicerces do inconsciente às forças sexuais da alma, de um profundo olhar sobre as distonias mentais  à dinâmica Psi, esse homem ímpar que esteve conosco durante um século, foi um dos cientistas mais produtivos e criativos que tivemos em seu campo de estudos. Dr. Jorge realmente impulsionou através de seu método peculiar de trabalhar intensivamente e de transmitir de forma simples os resultados de seus escritos, o prazer, a alegria e a fidelidade à Kardec, no entanto dialogava com as modernas descobertas e inovações tecnológicas. Um homem do seu tempo que vivenciava a contemporaneidade e preanunciava o futuro.

            Que seus estudos sejam multiplicados, que seus livros sejam eternamente reeditados, que as escolas descubram suas teorias e que os jovens, principalmente, tenham em seu legado uma janela iluminada de entender a dimensão da vida e a espiritualidade como campo fundante da existência divina em nós. Assim como André Luiz e Joanna De Ângelis, tantas vezes citados em seus estudos e palestras, Dr. Jorge Andréa deixou-nos uma obra exemplar, moderna e futura, histórica e perene, comprovando que a Doutrina Espírita, como cultura, ainda tem muito no que colaborar com a humanidade.

            Obrigado Dr. Jorge, muito obrigado.

.

jorgeazul

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES

.

silverioblog  Silvério Leal Pessoa

Músico, Compositor, Pedagogo, Psicopedagogo e Doutorando em Ciências da Religião (UNICAP). Autor do livro: RELIGISODADE POIPULAR: França e Pernambuco em diálogos e Conexões (Fonte Editorial – SP).

Trabalhador da Associação Espírita Casa dos Humildes, Recife-PE.

.

brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, não poderíamos deixar de homenagear o Dr. Jorge Andréa, aos 100 anos de idade, pela sua passagem para o mundo espiritual. Para mim o Dr. Jorge Andréa inaugurou na Terra uma nova Biologia, uma Biologia ao nível do Espírito e isto não é coisa de pouca monta! Propusemos ao Silvério, querido amigo e irmão, que escrevesse este preito, não sem razão, o querido Silvério sempre nos confidenciava que era um fã ardoroso do Dr. Jorge, e mais, um leitor contumaz de suas obras. Então aí está para vocês saborearem este texto magnífico de um querido menestrel, homem da Arte, a um querido corifeu da Ciência, da mais alta delas, A Ciência do Espírito.

Que Jesus abençoe a ti Silvério por tamanha sensibilidade e ao Dr. Jorge toda a felicidade dos mundos espirituais, agora bem ao seu alcance!

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

.

.

A MENSAGEM DE HOJE DE BRUNO

.

.

luccap

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc