.

Obras Póstumas

“Vida de Jesus”, por Renan

Paris, 14 de outubro de 1863.
Sobre o futuro de várias publicações — Médium, o Sr. d’A…

.

vjesus

.

P. (À Erasto). Qual é o efeito que produzirá a Vida de Jesus, de Renan?

R. Será imenso. Grande será o rumor no seio do clero, porque esse livro lança por terra os fundamentos do edifício, em que ele se abriga há dezoito séculos. O livro não é irrepreensível; ao contrário, oferece larga margem à crítica, por ser o reflexo de uma opinião exclusiva, que se circunscreve a um estreito círculo da vida material.

Renan não é materialista, mas pertence à escola, que não nega o princípio espiritual, mas não lhe atribui função efetiva e direta nas coisas do mundo. Ele é destes cegos inteligentes, que explicam a seu modo o que não podem ver; que, não compreendendo o mecanismo da vista à distância, imaginam que não se pode conhecer uma coisa senão tocando-a. Por isso, reduziu ele o Cristo às proporções do homem vulgar, negando-lhe todas as faculdades, que são os atributos do Espírito livre e independente da matéria.

Entretanto, de par com erros capitais, principalmente no que toca à espiritualidade, aquele livro contém observações muito justas, que tinham até agora escapado aos comentadores e que lhe dão alto relevo sob certos aspectos.

O autor pertence à legião dos Espíritos encarnados, que podem ser chamados demolidores do velho mundo e cuja missão é nivelar o terreno, em que se edificará novo mundo mais racional. Quis Deus que um escritor de grande fama viesse, com o seu talento, lançar a luz sobre certas questões obscuras e envoltas em preconceitos seculares, a fim de predispor os Espíritos para as novas crenças. Sem querer, Renan aplainou os caminhos para o Espiritismo.(115)

(115) A evolução se realiza através de uma engrenagem de ações e reações combinadas. A obra de Renan, não somente nesse livro, representou um esforço paralelo ao Espiritismo, no campo religioso, contribuindo poderosamente para arejar o clima mental da época. (N. do Rev. Allan Kardec)

.

erq1

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES

.

brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, eis aqui um estudo maravilhoso que consta do livro Obras Póstumas, de Allan Kardec, compêndio com documentos do codificador compilados pelos seu grande amigo Pierre Güetan Leymarie. Este estudo versa sobre a obra do grande vate francês, Ernest Renan, diretor do College de France: La Vie de Jésus. Nesta obra ele enfatiza o aspecto do Jesus Histórico, sem as filigranas místicas que a religião secular teimava em colocar por sobre uma melhor compreensão do Divino Mestre!

 Que Jesus abençoe a Renan, que soube tão bem a seu tempo, à luz da sua inteligência magnífica, clarear as veredas que nos levam ao “Ecce Homo”, da feliz expressão do grande escritor!

Bruno Tavares

.

A MENSAGEM DE HOJE DE BRUNO

.

.

.

DEBDIR

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

 chninstaverdao

.

.

cqchcc