.

.

LPMULHER

.

Em Educação, Pasteur é modelo. Modelos de excelência são de grande valia.

No entanto, nos dias de hoje há uma tendência a favor da desmistificação dos heróis. Em consequência os jovens carecem de imagens concretas de pessoas admiráveis para ajudá-los no esforço de evolução pessoal.

É natural, na juventude, querer ser ou ter um herói.

Jesus discute uma escala de valores que só os heróis, mesmo os pequenos e anônimos, podem possuir. (1)

.

LPV

.

Extremamente oportuno o lançamento da Editora Lorenz.

Louis Pasteur, Vontade, Trabalho e Êxito, obra de Brunilde M. do Espirito Santo.

Lembro-me que citamos o cientista numa solenidade, histórica para o Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Instituto formava a Primeira Turma de Graduados em Microbiologia e Imunologia do Brasil, quanta emoção!

Naquela oportunidade na tela mental, materializou-se a figura de Louis Pasteur e suas palavras. (2)

“Não fiquem maravilhados diante do novo nem assustados pelo que ontem vos era desconhecido. Não recuem diante do mistério, mas procurem enfrenta-lo e desvendá-lo… Não se considerem os únicos donos da verdade e do conhecimento, pois o diploma não faz o cientista. E façam tudo com amor.”

Nossos esforços nunca deverão produzir monstros ou psicopatas hábeis. Aquelas pessoas sem coração.

Talvez pensando nisso, Pasteur tenha dito que “será um dia esplêndido aquele em que, dos progressos da ciência, participará também o coração.”

.

LPLIVRO

.

Um livro sobre o cientista teria que ser produzido por alguém com extrema sensibilidade e inspiração, digamos “mediúnica”, como na letra da canção.

“Olhando ao teu redor verás que almas tristes te pedirão amor. Tua tristeza esquece, sorri, ampara e aquece, seja o irmão quem for. Sofrendo chuva e vento o trigo doura o campo, sem falar de sua dor e, assim que a nuvem passa, a terra generosa desabotoa em flor. Imita a natureza que se desfaz em luz até o entardecer e, quando a noite chega, o céu acende estrelas, até o amanhecer.” (3)

“E, façam tudo com amor”, recomendou o cientista.

“As conquistas intelectuais valem muito, as indagações são louváveis, mas em verdade somente será efetivo e eficiente cooperador se tiver amor.”

Tu me amas?

Por que Jesus fez a mesma pergunta a Pedro pela terceira vez?

–  Simão, Filho de Jonas, amas-me? João, 21.17. (4)

.

LPG

.

LPFACE

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE
DE BRUNO TAVARES

.

Luiz-Carlos-FormigaV  Luiz Carlos Formiga
Articulista do Blog do Bruno Tavares, articulista na divulgação da Doutrina Espirita, com contribuição em alguns jornais e revistas, no Brasil e em Portugal (Fraternidade – Lisboa). Realiza palestras em casas espíritas. Biomédico (1969) pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara (UERJ). Especialização em Microbiologia e Imunologia (1970), Mestrado (1974) eDoutorado (1979), no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagogo, Licenciado pela A.E.S. São Judas Tadeu, R.J. Pósgraduação em Educação em Saúde, Especialização pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Prêmio Uerj-Funarte, 1980. Concurso de monografia, com “A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a formação de recursos humanos para a área de saúde. Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Médica”. Projeto Semana da Uerj, realizado pelo Departamento Cultural e Patrocinado pela FUNARTE. Prêmio Científico Enzilab/1991. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, sob patrocínio da Enzilab Hospitalar LTDA. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, UERJ e Professor Adjunto IV do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Foi Coordenador dos Cursos de Pósgraduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Foi Coordenador do Centro de Referência Nacional de Difteria e outras Corinebacterioses, do Ministério da Saúde. Coordenador da Linha de Pesquisa – Corynebacterium diphtheriae. Síntese da linha de pesquisa: Formiga, L.C.D. 1985. New possibilities for Laboratory diagnosis of diphtheria. Brazilian J. Med. Biol. Res., 18:401-402. Casado. Quatro filhos.

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui mais um excelente artigo do meu caríssimo amigo-irmão-camarada Luiz Carlos Formiga, dessa vez escrevendo sobre alguém da sua área profissional, microbiologia e imunologia, lançando luz na análise de uma vida genial, a de Louis Pasteur, através de uma biografia especialíssima que narra a vontade, o trabalho e o êxito do grande cientista.

Que Jesus abençoe o gênio Louis Pasteur e também ao Formiga por mais um brilhante trabalho seu, digamos assim, não de formiguinha, mas de formigão!

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

.

.

* A MENSAGEM DE HOJE DE BRUNO TAVARES *

.

.

medireito

 .
.

 chverdec1

.

*  QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO  *

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

 .

abrunofclarablogbrilho

 

.

*  Francisco e Clarinha de Assis  

Patronos do Blog do Bruno Tavares

.

fcc

.

.

.

cqchcc