.

.

.

Aprendemos com o decorrer dos tempos e com o ensino de nobres pensadores que para se falar de filosofia, mesmo que seja para destacar uma nova filosofia, e que talvez não seja considerada nos meios filosóficos como tal, torna-se necessário mergulhar na história da mesma. O que faremos com a maior alegria, sem o menor tipo de dúvidas. E mais, com o devido respeito aos inúmeros filósofos de todos os tempos. Obviamente que em determinados momentos seremos obrigados a refutar as teses que possam nos afastar do nosso objeto de estudos e análises. Contudo, o faremos dentro de um sistema extremamente raciocinado e proporcionando espaço ao debate.

 Talvez soe estranho aos ouvidos acostumados com a então distância entre fé e razão, uma nova perspectiva. Fundamentada na Doutrina dos Espíritos, codificada pelo francês Allan Kardec, pseudônimo de Hypollite Leon Denizard Rivail, no século XIX. Todavia, como necessidade imperiosa para o entendimento neste início de século XXI e também para mais adiante, alargaremos um pouco mais a discussão, levando-se em consideração as novas informações, tanto na própria literatura espírita, quanto nas ciências, A Física Quântica, As Terapias de Vidas Passadas, As EQM’s (Experiências de Quase-Morte) e os novos desafios da sociedade atual e do futuro.

 .

.

 Como antessala do sistema raciocinada que estamos nos propondo a averiguar, citaremos um dos mais respeitados filósofos iluministas.

     No item III da introdução de sua obra “Crítica da Razão Pura”, Immanuel Kant afirma:

“Há uma coisa ainda importante que o que precede: certos conhecimentos por meio de conceitos, cujos objetos correspondentes não podem ser fornecidos pela experiência, emancipam-se dela e parece que estendem o círculo de nossos juízos além dos seus limites.

Precisamente nesses conhecimentos, que transcendem ao mundo sensível, aos quais a experiência não pode servir de guia nem de retificação, consistem as investigações de nossa razão, investigações que por sua importância nos parecem superiores, e por seu fim muito mais sublimes a tudo quanto a experiência pode apreender no mundo dos fenômenos; investigações tão importantes que, abandoná-las por incapacidade, revela pouco apreço ou indiferença, razão pela qual tudo intentamos para as fazer, ainda que incidindo em erro.

Esses inevitáveis temas da razão pura são: Deus, liberdade e imortalidade”. ¹

.

KANT2A

.

 Deus, liberdade e imortalidade. Não é pelos erros de homens do passado e até do presente, que deixaremos para trás temas tão sublimes e de suma importância para compreensão da vida na terra. Não haverá paz nesse planeta enquanto, o próprio indivíduo não tiver a convicção de seu papel nesse orbe.

     “Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da humanidade”.²

.

A FÉ RACIOCINADA

.

1 – Crítica da Razão Pura. Immanuel Kant. EbooksBrasil. Março 2001.
2 – O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB. 1944

.

* AS IMAGENS E VÍDEOS SÃO ESCOLHA E
RESPONSABILIDADE DE BRUNO TAVARES

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui um artigo importante, já que escreve-se muito em Espiritismo sobre Doutrina e Evangelho mas muito pouco sobre Filosofia. Então, aqui está para cobrir esta lacuna o querido expositor espírita e radialista Marcelo Araújo, que também é filósofo, curso superior que ele fez por uma vocação extremada do seu espírito. Quem conhece o Marcelo das jornadas esportivas do sistema Jornal do Comércio, já ouviu diversas vezes o querido radialista-filósofo dar um jeitinho de introduzir, em plena maratona futebolística, as coisas da filosofia e também, folgamos muito com isto, as coisas da Doutrina Espírita!

Que Jesus abençoe a ti Marcelo, que és “orgulho” da radiofonia do nordeste do Brasil, aquele que substituiu à altura o inesquecível Mané Queiroz, o nosso querido Manolo (in memoriam), mas que é também uma figura doce, amiga e respeitável do movimento espírita, como expositor e filósofo (amigo da sabedoria), um grande amigo do saber! 

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

.

.

A MENSAGEM DE HOJE DE BRUNO

.

.

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO
ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

bfcblog1

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

cqchcc