.

.

.

mdpf1

.

Memorial Divaldo Pereira Franco é mais um cometimento que deverá acompanhar a Mansão do Caminho através dos séculos, apresentando os seus fundadores para as gerações que virão.

Quando surgiu a possibilidade desse acréscimo na Mansão, foi efetivado um planejamento de última geração, com efeitos eletrônicos das apresentações do trabalho que Divaldo vem realizando há mais de setenta anos.  Foi inaugurado em agosto de 2011.

Temos ouvido de visitantes de norte a sul do Brasil e também do Exterior,  conceitos elevadíssimos e generalizados desse líder, que motivam as suas visitas à Instituição.

Milhares de visitantes até agora, de vinte e dois Estados do Brasil; também de países dos cinco Continentes: da Europa; das Américas; da Ásia (Cingapura); da África (Angola) e da Oceania (Austrália).

.

mdpf2a

.

É composto de um salão de recepção, um gabinete, um salão com cinquenta cadeiras, com todos os itens necessários: tela etc. Em seguida, todo espaço disponível com divisórias que fogem ao estilo normal, propiciando técnica e beleza do conjunto, com oito armários vitrines, proporcionalmente distribuídos. Ao visitante é apresentada a maquete da Mansão do Caminho, na sua área total, com indicadores luminosos de áreas externas e edifícios onde funcionam as inúmeras atividades.

Uma coluna fechada com vidros abriga o Dicionário Biográfico em Ocultismo, editado na Argentina: Quién Fue y Quién És en Ocultismo, que registra personalidades da Antiguidade que deixaram marcas, como Pitágoras, Sócrates; de Jesus e depois dEle, de todos que foram e que são evidenciados através da ciência, arte, tecnologia, religião… Consta o nome: Franco, Divaldo Pereira.

Nos armários vitrines, se encontram as homenagens recebidas: troféus, medalhas, relógios de vários tipos, inclusive antigos de algibeira, finamente trabalhados, placas de prata e outros tipos, pratos ornamentais, medalhões de bronze, chaves de cidades do Brasil e Exterior, comendas, inclusive a concedida pelo Presidente da República em 1998, também da França/Estados Unidos com aval da ONU (Medaille de Reconnaissance) e Colômbia. Livros psicografados de diversos autores espirituais e vertidos em várias línguas. Peças antigas e muito mais…

Colunas várias para as estatuetas e os bustos de Joanna de Ângelis, Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira. As paredes não adesivadas são ocupadas por molduras, com títulos, de várias dimensões.

Muito expressivo o mapa-múndi, com sinais luminosos de todos os países visitados por Divaldo.

.

mdpf3a

.

Os confrades da Suíça ofereceram a Divaldo a bandeira do País com pequenas mensagens e saudações, escritas de próprio punho. Essa bela homenagem, tocante e nobre, encontra-se emoldurada.  Da Inglaterra (BUSS – Britsh Union of Spiritist Societies), um cartaz bem elaborado com muitas saudações e assinaturas dos espíritas.  Muito expressivo, foi emoldurado.

Federação Espírita Brasileira – FEB e a Câmara dos Deputados promoveram em Brasília várias homenagens a Divaldo.  Os repórteres do Correio Brasiliense, publicaram a notícia no dia imediato, numa folha total do jornal, com uma foto de Divaldo meio pensativo, com as duas mãos quase postas e toda a reportagem escrita formando uma aura em volta da cabeça. Também se encontra emoldurada.

Em 2004, no IV Congrès Spirite Mondial em Paris, França, enquanto Raul Teixeira falava, Divaldo fazia parte da mesa que presidia a sessão, com dois mil congressistas presentes.  Divaldo começou a escrever e quando terminou, passou a folha de papel ao presidente.  Houve um frisson na mesa, a folha passando para outras mãos, gerando curiosidade (nós estávamos presente).  A folha foi entregue a um francês que foi chamado e saiu com ela do salão.  Voltou logo mais, devolvendo-a ao presidente.  Quando Raul encerrou a sua fala, o presidente informou o que todos aguardavam saber: tratava-se de psicografia especular em francês, assinada por León Denis! (O rapaz fora se utilizar de um espelho para traduzir a mensagem) De retorno ao Brasil, a FEB lhe ofereceu a mensagem ampliada e emoldurada, que faz parte do Memorial.

O percurso pelo Memorial deixa-nos observar adesivados às paredes, pelo sistema plotagem, várias fotos e textos em português e inglês, com informações necessárias para esclarecimentos: o Centro Espírita Caminho da Redenção, inaugurado em 1947, no bairro da Calçada (primeira sede); as primeiras crianças e adolescentes dessa época; minibiografias, aliadas às figuras de Joanna de Ângelis, Divaldo e Nilson; apresentação das atividades atuais da Mansão.

Memorial é rico em lembranças importantes, pequeníssimo espelho dessa vida que tem sido única e exclusivamente dedicada à Doutrina Espírita.

.

mdpf4a

.

Do livro de registro de visitantes, colhemos algumas impressões:

Trabalho lindíssimo, recheado de muito amor.

Uma bela e justa homenagem a um homem que fez e continua fazendo diferença. Um cântico de amor, uma ode à caridade.  Parabéns a todos pela construção, pela materialização de tanto bem.

Um exemplo de organização e de preservação para a História de uma obra majestosa de edificação no Bem e na divulgação da Doutrina Consoladora.

Extraordinário mas só um tímido reconhecimento pela magnífica obra realizada pelo nosso querido irmão Divaldo.

Belíssima e merecida homenagem a Divaldo, o Semeador de Estrelas, cuja missão apostolar está retratada e registrada para os tempos futuros.  Sua vida e obra é um hino de amor a Jesus, concretizado ao longo de sua trajetória terrena.  Parabéns a todos nós, que tivemos a honra de viver na mesma época que ele, marcando para sempre a nossa existência.

.
Fotos: Jorge Moehlecke

.

MDPF5A

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui este artigo da querida confreira espírita Iracy Sant’anna, no qual trata do Memorial Divaldo Pereira Franco, que veio para preservar a memória, pelas décadas à fora, de um grande Arauto dos Novos Tempos, que reencarnou na Bahia de Todos Os Santos para semear o amor!

Leiam aqui sobre o que significa este Memorial Ao Amor, pois com este documento de luz homenageamos os 91 anos de vida na Terra do querido Divaldo Pereira Franco!

Que Jesus abençoe a ti Divaldo, parabéns meu amigo e reverências, te saudamos nós os que somos de Jesus! 

Que Jesus abençoe a todos nós! 

Bruno Tavares

.

.

.

DFPARAB

AS IMAGENS E VÍDEOS SÃO ESCOLHA E
RESPONSABILIDADE DE BRUNO TAVARES

.

.

instabrunocoração

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO 

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

bfcblog1

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

cqchcc