.

setembroa1

.

A depressão conhecida na antiguidade como “melancolia” é hoje, um fator preocupante para a prevenção do suicídio. A campanha do Setembro Amarelo foi instituída pela OMS desde 2003, acendendo a cada ano, o “sinal vermelho” para os trabalhos de esclarecimento quanto à gravidade desses casos. As estatísticas são alarmantes: a cada 40 segundos, um ser humano comete esse desatino e por ano, 800.000 pessoas eliminam a vida no mundo.

Segundo, ainda dados da OMS (2017), a depressão acomete cerca de 350 milhões de pessoas, aproximadamente 4,60% da população do mundial, o que enseja as medidas preventivas que são promovidas.  Precisamos entender que o suicida não quer morrer. Ele deseja de forma ilusória libertar-se dos seus problemas… A vida sendo vista somente no âmbito material inibe o despertar para a consciência plena da verdadeira existência que transcende o corpo físico por sua essência espiritual.

A Doutrina Espírita esclarece bem fundamentada a imortalidade do Espírito. Somos reféns do arquétipo de vidas passadas e as imperfeições que ainda carregamos são as causas dos efeitos danosos que nos acometem.

.

setembroa2

.

Enquanto não nos debruçarmos nas raízes do nosso “eu”, não lograremos êxito nessa busca incessante do real sentido da vida. A luta maior que travamos é com o nosso “interior desconhecido…”. Na questão 944 do Livro dos Espíritos consta: “O homem tem o direito de dispor da sua própria vida”? – “Não; somente Deus tem esse direito. O suicídio voluntário é uma transgressão dessa lei”.

No Livro Vitória Sobre a Depressão, pelo Espírito Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco temos: “(…) podemos asseverar que na maioria dos transtornos depressivos, as   causas  apresentam-se  como  de natureza  espiritual”.

Temos, ainda no Livro O Homem Integral, pelo mesmo Espírito e autor, no Capítulo 9, Ódio e Suicídio: “(…) O ódio é o filho predileto da selvageria…(…) Quando não pode descarregar as energias em descontrole contra o opositor, volta-se contra si mesmo articulando mecanismos de autodestruição, graças aos quais se vinga da sociedade que nele vige.

.

setembroa3

.

A mente insana propicia campo vibratório denso e negativo ensejando processos obsessivos condicionando-nos às enfermidades. Enfim, no Espírito enfermo encontra-se a gênese das doenças do corpo que são consequências das mazelas da alma.

Há inúmeros tratamentos para a depressão dentre eles a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), do psicanalista americano Aaron Temkin Beck. Contudo se não abordarmos essas enfermidades concebendo o homem de forma holística, tratando essencialmente a alma, jamais teremos o êxito almejado.

A medicina de hoje, já tem um entendimento dessa abrangência e quando essa tendência tornar-se mais ampla, certamente os resultados serão muito mais promissores. Segundo o Dr. Edwin Schneidman, psicanalista americano: “o  suicídio  precisa  ser debatido. No  silêncio  ele  cresce”. (A pureza dos pensamentos enobrece as atitudes).

.

setembroa6

.

Dr. Luiz Guimarães Gomes de Sá

Centro Espírita Caminhando Para Jesus

guilu1=

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui mais um artigo do querido amigo e expositor espírita, Dr. Luiz Guimarães. Aqui, com sua escrita escorreita e direta, simples e agradável, o querido articulista demonstra, como médico que é e espírita convicto, o grande flagelo do século que se chama depressão e suicídio, num artigo singular e muito a propósito nesse mês de prevenção mundial ao Suicídio, o Setembro Amarelo

Obrigado querido Dr. Luiz, Jesus o abençoe pela disponibilidade de socializar os seus textos, sempre tão bons e repletos de boas orientações! 

Que Jesus abençoe a todos nós! 

Bruno Tavares

.

lgperfil Luiz Guimarães Gomes de Sá

Médico, pianista, compositor, escritor e produtor cultural. Aposentou do Banco do Brasil como chefe do serviço médico. É membro da Academia Pernambucana de Música, sucedendo Luiz Bandeira que por sua vez, ocupou a vaga do Patrono Luiz Gonzaga.

Pelos serviços prestados a cultura pernambucana, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, alem de troféus relacionados ao frevo.

Articulista do Jornal do Comércio e Diário de Pernambuco há vários anos. Vencedor de inúmeros festivais de frevo e hoje tem 42 frevos de rua entre outros do gêneros como jazz, bossa nova, noturno, etc.

Trabalhador do Centro Espírita Caminhando Para Jesus.

.

.

.

setembroa8

AS IMAGENS E VÍDEOS SÃO ESCOLHA E
RESPONSABILIDADE DE BRUNO TAVARES

.

.

ats1

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO 

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

bfcblog1

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

cqchcc