.

.

BLOGDOBRUNOTAVARESUMBANDA

.

Lamentavelmente, se ouve, às vezes, pessoas que não tem a menor noção do que seja a Doutrina Espírita, falar de “baixo espiritismo”.

O Espiritismo só tem uma forma de ser. O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais, que dimanam dessas mesmas relações.

Esta é uma das definições que Allan Kardec apresenta. A simples presença ou existência da mediunidade não quer dizer que se trata de Espiritismo. A mediunidade pode existir em qualquer parte. Ela não tem patente espírita.

.

KPV

.

Mediunidade é a manifestação do espírito de uma pessoa que já viveu na terra ou um desencarnado, como se costuma dizer na linguagem espírita. Os médiuns são as pessoas que têm a faculdade de servirem de intermediários entre o mundo dos “vivos” e o dos “mortos”.

Como diz Deolindo Amorim, para o Espiritismo a experimentação mediúnica é uma necessidade, não propriamente como fim, mas logicamente como meio indispensável.

Sem o fenômeno, que é a prova objetiva da imortalidade da alma, não haveria Espiritismo ou qualquer doutrina espiritualista. Então, a filosofia espiritualista seria apenas a crença na vida do além, uma crença tão discutível, tão insustentável como as tradições da teologia.

.

pv1

.

Espiritismo é a filosofia da reencarnação, da lei de evolução, da lei de causa e efeito, da pluralidade dos mundos habitados.

Pessoas há que pensam que Umbanda é Espiritismo. Chegam a dizer “fulano é espírita de terreiro e beltrano é de mesa branca”, como se fossem duas formas do mesmo corpo doutrinário.

Entretanto, isso não ocorre, porque UMBANDA é UMBANDA e ESPIRITISMO é ESPIRITIS­MO.

.

ESPIRITISMOU

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui um artigo do querido confrade espírita Miguel de Jesus sobre uma velha questão até hoje inafastada: O Espiritismo e Umbanda são a mesma coisa? Existe alto e baixo Espiritismo? Ou Espiritismo de esquerda e de direita?.

A questão até hoje, ainda, polemiza e permanece, unicamente pela falta de estudo da base doutrinária, contidas nas obras geniais de Allan Kardec, tornando multidões de espíritas mera massa de manobra nesses torneios opiniáticos onde quem mais sofre é a sã razão!

Que Jesus abençoe ao querido articulista e a todos aqueles que venham lançar luz para esses espiritas faltoso no estudo, para, quem sabe, acordarem do seu sono letárgico e compreenderem a grandeza dessa Doutrina de Luz!

Que Jesus abençoe a todos nós! 

Bruno Tavares

.
.

.

.

taju

AS IMAGENS E VÍDEOS SÃO ESCOLHA E
RESPONSABILIDADE DE BRUNO TAVARES

.

.

btumbanda

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO 

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

bfcblog1

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

cqchcc1

.

.