.

.

BBTLJ

.

A Editora EME acaba de lançar Os livros dos espíritos, de autoria de Luís Jorge Lira Neto, e, contando com parceria editorial do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita e do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro, ambos de São Paulo. O autor atua em Recife e antes dessa edição completa, apresentou seu estudo em dois ambientes de discussão e análise: no Centro de Pesquisas e Documentação Espírita (em São Paulo) e em encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, realizado em Fortaleza. O livro conta com Prefácio assinado por Wilson Garcia, que destaca “Kardec teve participação fundamental no seu desenvolvimento, estando muito acima de um simples repassador de pensamentos alheios, ainda que estes pensamentos tenham por origem os Espíritos Superiores”.

lepng

O autor fez um estudo detalhado das primeiras edições de O livro dos espíritos lançadas por Allan Kardec, efetivando uma análise comparativa entre as edições 1ª, 2ª até a 16ª e entende que “a participação de Kardec na elaboração da Codificação Espírita foi abrangente, o que contradita a opinião de considerar somente as respostas como ensino dos Espíritos Superiores, reduzindo as perguntas e os ‘comentários de Kardec’ a complemento desses ensinamentos”. Além da relação das Referências Bibliográficas, no final, o autor acrescenta Anexos, como: “Informes na Revista Espírita sobre as edições de O livro dos espíritos”, “Breve biografia dos espíritos que assinaram O livro dos espíritos”, “Correlação entre as perguntas da 1ª e 2ª edição” e ainda um Quadro Geral sobre estas duas edições iniciais.

.

ljv

.

Trata-se importante livro para estudo, num época em que se valorizam as pesquisas de documentos sobre a vida e obra de Kardec, favorecendo a compreensão sobre a amplitude que o pensamento do Codificador foi progredindo à medida que recolhia informações e aprofundava reflexões a partir de novas mensagens oferecidas pelos espíritos.

(Lira Neto, Luís Jorge. Os livros dos espíritos. Uma análise comparativa entre as edições 1ª, 2ª até a 16ª. Capivari: Ed. EME. 2019. 144p)

.

CPLJ

.

brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, trago para vocês, aqui no blog, essa resenha do querido ex-presidente da FEB, César Perri de Carvalho, sobre a obra “Os Livros dos Espíritos”, de Luís Jorge Lira Neto!

Não é preciso escrever muito aqui, sobre esta pesquisa de fôlego, porque vocês além da resenha do César ouvirão o meu áudio aqui abaixo. Mas queria apenas deixar ratificado que o querido Luís Jorge é um amigo de pouco tempo nessa vilegiatura carnal, mas, palingenesicamente, é um amigo de séculos, e este reencontro, agora que ele faz parte da minha e da nossa querida Casa dos Humildes, teria que dar-se antes da minha partida pro mundo espiritual, e graças a Deus aconteceu, tamanho o apreço, a admiração e a amizade que o devoto!

Que Jesus abençoe a você Luís Jorge, que a coroa de espinhos Dele seja o sêlo perene da nossa amizade no aquém e no além! 

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

.

.

.

ljeg

AS IMAGENS E VÍDEOS SÃO ESCOLHA
E RESPONSABILIDADE DE BRUNO TAVARES

.

.

btlj

 .
.

chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO
ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

bfcblog1

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

cqchcc1

.

.