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Carlos Aveline nos fez pensar. Reproduzo trechos em itálico. (1)

“Criar estruturas coletivas saudáveis não é fácil”. 

Como organizar uma estrutura de poder que seja coerente com a busca espiritual?

O caminho espiritual envolve situações coletivas em que surge a questão do poder, da organização, dos relacionamentos interpessoais e das decisões em grupo”. 

Como evitar que trabalho e vida pessoal se misturem. Como fazer para não escutar que você está trabalhando tanto que quase não vê os filhos e os netos?

“É necessário usar ciência e a arte de formar cidadãos conscientes, saudáveis e equilibrados nos seus atos pessoais e sociais”. 

Como fazer frente a ilusão do poder pessoal sobre outros?

“Existem pessoas que buscam o poder coercitivo, que é um mecanismo doentio, sob o ponto de vista psicológico”. 

Somos pessoas fortemente competitivas? (2)

“A ânsia de poder neste caso não se origina da força, mas da fraqueza. Ela é expressão da incapacidade do eu individual para ficar sozinho e viver. É um esforço desesperado para conseguir força simulada quando se tem falta de força autêntica. O oposto do poder neurótico e manipulador não é a ausência de poder e de liderança, mas o poder solidário, a estrutura que se organiza para facilitar a ajuda mútua”.

Dentre as habilidades valorizadas pelas maiores empresas destacam-se a capacidade do trabalho em equipe e motivação para objetivos e metas. (3)

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Os destruidores do trabalho em equipe não são encontrados quando há espiritualidade. Na espiritualidade o ideal é a individualidade ética, capaz do diálogo, com consciência crítica, livre, criativa e responsável. A pessoa está liberta do poder e é “pobre de espírito”. A incredulidade zombou dessa máxima. Doutores não entenderam a mensagem porque pensavam que tinham grande saber e eram infalíveis. (4, 5)

 

Espiritualidade nos faz lembrar de Caetano, que se doutorou em Direito Civil e Eclesiástico. Secretário do Papa Júlio II, voltou a terra natal, após a morte do Papa e dedicou-se exclusivamente ao serviço hospitalar. Com a Inquisição, em Nápoles, viu o povo rebelar-se. A revolução ceifaria inúmeras vidas. Rogou a Deus que aceitasse sua vida em troca da Paz. Adoeceu e faleceu ao mesmo tempo em que os ânimos se acalmaram. A opinião foi unânime, a paz se instalou através de sua intervenção. Coincidência ou não, o gesto é digno de admiração. (3)

 

Como Caetano, especialistas em relações interpessoais ditam regras. O grupo de futebol de São Caetano ficou atento. Palmeiras e Botafogo, não. Eles foram parar na segunda divisão.

 

A primeira regra é acreditar que se pode ser líder (campeão). A perseverança persegue o objetivo porque tem uma missão grandiosa. Jesus lecionou no sentido do atemporal e ilimitado.

 

A liderança bem sucedida está nas mãos daqueles que assumem a postura de um parceiro e está sempre voltada para a formação de novos líderes. A autoridade é um crédito de competência que se dá a quem merece por direito. Ninguém “se torna” autoridade; a pessoa “é tornada” autoridade.

 

Jesus constituiu um grupo de trabalho e a unidade se deu em torno do objetivo comum. Cada individualidade foi estimulada no seu potencial. Apesar de sua grandeza espiritual ele nunca se colocou superior ao grupo. 

“Poder possui duplo sentido. Um é a posse de poder sobre alguém. O outro é a posse de poder para fazer algo, o que nada tem a ver com dominação, mas maestria no sentido de capacidade. Aí, poder significa potência. Dominação e potencia são excludentes, uma vez que o primeiro é a perversão do segundo”. 

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Uma casa espírita deve pensar na “sociologia da solidariedade”.

“Um modo solidário de produzir, trabalhar e viver em sociedade. Esse modo solidário de produção começa a ser possível quando os indivíduos definem como meta exigir mais de si mesmos do que dos outros, e decidem controlar mais a si mesmos que ao mundo externo”. 

São inadequadas as estruturas de poder que repousam na idealização cega de uma pessoa ou aquelas baseadas na desconfiança e na competição. O exercício da sinceridade solidária é saudável. A dose certa de ceticismo evita a cegueira, embora dose excessiva possa asfixiar. 

“Três coisas incorporam grande quantidade de valor a tudo o que é relativo ao caminho espiritual: conhecimento, trabalho e intenção solidária. Essa combinação ilumina o conceito de democracia e são indispensáveis para colocar uma instituição espiritualista em movimento”. 

Inteligentes e procurando amar (6) uns aos outros, os membros da equipe de Jesus eram identificados. Até para os de fora isso era tarefa fácil: “Nisto todos os reconhecerão”. 

Os níveis de trabalho acumulado e de experiência são diferentes entre pessoas, por isso a democracia espiritual não significa que todos têm igual peso, necessariamente. Se a democracia impedisse o processo de liderança dos mais experientes, o grupo se nivelaria por baixo e teria apenas a força do mais fraco dos seus elos”. 

Algumas pessoas, embora ocupem um cargo por muitos anos, nunca chegam a ser lideres. Liderança é transparente, aberta a questionamentos e só pode existir e manter-se pela constante renovação do seu reconhecimento por parte dos membros do grupo. 

“Com o passar do tempo, a liderança se torna cada vez mais interior e se refere menos aos procedimentos externos, salvo em certos momentos decisivos”. 

A força de uma instituição está na clareza e na nobreza de suas metas; na eficiência dos seus métodos; na intensidade do seu trabalho e na confiança recíproca dos seus associados.

 

Líderes não procuram apegar-se aos cargos. Na casa espírita, o modelo é Jesus. (7)

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Referências.

1. Aveline, C.C. Quatro Idéias Para Uma Teoria do Poder Solidário. Sociedade de Estudos Filosóficos. 4pp. Abril de 2003. Brasília.

7. http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/por-que-considero-inteligente.html

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formiga Articulista na divulgação da Doutrina Espirita , com contribuição em alguns jornais e revistas, no Brasil e em Portugal (Fraternidade – Lisboa). Realiza palestras em casas espíritas. Biomédico (1969) pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara (UERJ). Especialização em Microbiologia e Imunologia (1970), Mestrado (1974) eDoutorado (1979), no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagogo, Licenciado pela A.E.S. São Judas Tadeu, R.J. Pósgraduação em Educação em Saúde, Especialização pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Prêmio Uerj-Funarte, 1980. Concurso de monografia, com “A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a formação de recursos humanos para a área de saúde. Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Médica”. Projeto Semana da Uerj, realizado pelo Departamento Cultural e Patrocinado pela FUNARTE. Prêmio Científico Enzilab/1991. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, sob patrocínio da Enzilab Hospitalar LTDA. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, UERJ e Professor Adjunto IV do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Foi Coordenador dos Cursos de Pósgraduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Foi Coordenador do Centro de Referência Nacional de Difteria e outras Corinebacterioses, do Ministério da Saúde. Coordenador da Linha de Pesquisa – Corynebacterium diphtheriae. Síntese da linha de pesquisa: Formiga, L.C.D. 1985. New possibilities for Laboratory diagnosis of diphtheria. Brazilian J. Med. Biol. Res., 18:401-402. Casado. Quatro filhos.

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brunooyellowMeus queridos amigos e irmãos, eis aqui um excelente artigo do confrade Luiz Carlos D. Formiga, sobre o apego ao poder, particularmente intramuros, apego ao poder na casa espírita, apontando-nos o lúcido articulista a eficiência e as benesses do trabalho em equipe, como sói deve acontecer em toda casa espírita séria.

Que Jesus ampare as equipes abnegadas e devotadas, nos dois planos da vida, que se dedicam, com denodo, pelo Seu Sublime Ideal!

Que Jesus os abençoe a todos!

Bruno Tavares

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