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ARTIGO DE LUIZ CARLOS FORMIGA

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Ainda na universidade, diante de alunos, fiz perguntas sobre a vida.

Quem decidiu sobre nossa existência, sobre o seu valor? Qual o sentido do Universo e da existência humana? Que é o homem?

O fato de ser portador de um diploma, de conhecimentos, leva o homem a reconhecer o caminho do seu dever? Num universo submetido à entropia, arrastado para uma desordem crescente, por que e como aparece a ordem?

O maior problema da filosofia que a ciência positiva não resolve é o da conduta ou do valor da ação humana.

A atitude do homem perante o homem e o mundo, e a projeção dessa atitude como atividade social e histórica é tema da filosofia (1).

Para que o adulto viva na plena consciência da existência será necessário, no período infantil, atender sua necessidade maior, encontrar um sentido para a vida.

Sem isso, quando adulto, pode passar pela neurose dominical, a depressão dos que se dão conta da falta de conteúdo de suas vidas, quando passa o corre-corre da semana e o vazio interior se torna manifesto. Alguns bebem todas.

Há muitos casos de suicídio onde a causa se pode atribuir ao vazio existencial.

Fenômenos tão difundidos como depressão, agressão e drogas não podem ser entendidos se não reconhecermos o vazio existencial subjacente a eles.

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Estudiosos da área médica dizem que 90% dos alcoólicos haviam sofrido de uma falta abismal de sentido da vida e 100% dos dependentes de drogas acreditavam que as coisas pareciam sem sentido.

Artigos em revistas médicas apontam para a religiosidade e a espiritualidade como fatores protetores ao consumo de drogas. Eles dizem que as pessoas que dão relevante importância à sua crença ou praticam as propostas da religião professada, apresentam menores índices de consumo de drogas lícitas e ilícitas.

Com a inteligência espiritual é que podemos formular e reformular pensamentos, revogar regras e modificar valores. Com ela é que se descobre um poder superior capaz de devolver a sanidade e a felicidade relativa (2).

Nessa hora, o educador possui importante papel. No entanto, o principal é daquele que ampara a criança nos primeiros passos.

  “Aqueles que procuram educar a criança à luz dos ensinamentos espíritas buscam não perder tempo, aproveitando essa fase de aceitação de novas informações, a fim de sensibilizá-lo em relação às verdades e à noção de valores trazida pelo Evangelho, para que, mais tarde, quando as tendências de sua bagagem aflorarem, o espaço já esteja ocupado, pelo menos parcialmente, pelas ideias renovadoras.” (3)

Na sensibilização, as expressões artísticas ganham papel de destaque. Colaboradora de primeira ordem, a arte trabalha para dar sentido à vida e facilitar a compreensão do mundo social, cultural e espiritual, do ser de natureza biológica e psicológica. Despertando a sensibilidade e aprofundando o senso de contemplação, tem como meta a materialização do belo, para produzir o bem. Desta forma aprimora sentimentos e direciona impulsos, para zonas superiores da vida. Vida eterna. “A noção de imortalidade que o Espiritismo faculta ao homem abre-lhe a possibilidade de desenvolver um estado de consciência que se poderia chamar, com Passini, de cidadania espiritual.”(3)

A arte melódica, harmônica, rítmica da música é capaz de calar fundo na alma impulsionando-a para o alto de modo que aproxime de campos vibracionais nobres e elevados. O mesmo podemos dizer em relação ao teatro, à literatura…

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Estas manifestações artísticas, que mobilizam as energias do bem, são capazes de conduzir ao autoconhecimento fazendo desabrochar a estética e a escala de valores ético-morais.

“Educadores modernos valorizam a educação desde o nascimento. A educação, à luz do Espiritismo, reconhece isso e vai um passo além, lembrando à mãe que ela deve dialogar com o nascituro desde que se percebeu grávida.” (3)

Kardec era educador e com ele a educação se torna “incentivo para que cada ser imortal revele, diante dos homens, a luz que traz em si por herança divina” (3).

O papel da arte ganha destaque porque a arte no bem, com amor, conduz à libertação, quando o Espírito em educação passa a ser autor e personagem de sua própria história e herdeiro de si mesmo. O voo da liberdade é aquele onde a pessoa age em si própria, trabalha a reforma íntima, onde o intelecto é apenas uma parte do ser multifacetado. A arte propicia essa integração do espírito imortal consigo, com a Inteligência Suprema com o universo. Na arte da vida essa integração está repleta de significados.

Para o magistério superior na universidade da paternidade não se exige o doutorado, mas é necessário ter, para oferecer, “sete pães”.

“Quantos pães tendes?

E disseram-lhe: – Sete.” (Marcos, 8:5).

Emmanuel, no livro Fonte Viva, lição 133, comenta que “Jesus decerto procurava uma base, a fim de materializar o socorro preciso. A usina mais poderosa não prescinde da tomada humilde para iluminar o aposento. Em qualquer terreno de nossas realizações para a vida mais alta, apresentemos a Jesus algumas reduzidas migalhas de esforço próprio e estejamos convictos de que o Senhor fará o resto”. (4)

A arte melódica, harmônica, rítmica da música, poesia de Tom, de Vinicius, é capaz de calar fundo na alma. O leitor vai pensar em Abigail, quando ouvir:“Existiria a verdade. Verdade que ninguém vê”.

O título é uma síntese. “Se todos fossem, no mundo, iguais a você.” (5)

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TOMM

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Na literatura espírita lemos que Abigail era noiva de Paulo (6).

Em assuntos complexos, somente são capazes de clareza e concisão os Espíritos que já atingiram níveis altos da inteligência espiritual.

Paulo pergunta: O que fazer para adquirir a compreensão perfeita dos desígnios do Cristo?

Abigail: Ama.

Penoso testemunhar dedicação, sem o real entendimento dos outros.

Como fazer para que a alma alcance tão elevada expressão de esforço com Jesus?

 – Trabalha.

Que providências tomar contra o desânimo destruidor?

 – Espera.

Como conciliar as grandiosas lições do Evangelho com a indiferença dos homens?

Perdoa. 

A Educadora, consciência desperta, faz poesia. Alerta precioso. Indriso e reflexão (7).

José Passini [em 2009]…, ao comentar uma reflexão do NEU*…, cita a resposta da questão 383[LE]…

Fundamentado, sugere uma mobilização…

Em prol da criança, a Evangelização…

Uma Campanha, por que não!

“Educar” [os Valores do Evangelho] no bem e para o bem…

“Educação Preventiva”, a bandeira da redenção!

 

Leitura adicional:
  1. aeradoespirito.net/ArtigosLCF/CIENCIA_COM_AMOR_LCF.html
  2. orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2013/11/congresso-espiritismo-provas.html
  3. aeradoespirito.net/ArtigosJP/EDUCACAO_ESPIRITA_JP.html
  4. bibliadocaminho.com/ocaminho/TXavieriano/Livros/Fv/Fv133.htm
  5. youtube.com/watch?v=tdAaziT46tY / youtube.com/watch?v=2sXxE4kf-lY
  1. aeradoespirito.net/EMM/EMMPauloEEstevao.pdf
  2. juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3889487

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* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES
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formiga  Luiz Carlos Formiga
Articulista na divulgação da Doutrina Espirita , com contribuição em alguns jornais e revistas, no Brasil e em Portugal (Fraternidade – Lisboa). Realiza palestras em casas espíritas. Biomédico (1969) pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara (UERJ). Especialização em Microbiologia e Imunologia (1970), Mestrado (1974) eDoutorado (1979), no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagogo, Licenciado pela A.E.S. São Judas Tadeu, R.J. Pósgraduação em Educação em Saúde, Especialização pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Prêmio Uerj-Funarte, 1980. Concurso de monografia, com “A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a formação de recursos humanos para a área de saúde. Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Médica”. Projeto Semana da Uerj, realizado pelo Departamento Cultural e Patrocinado pela FUNARTE. Prêmio Científico Enzilab/1991. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, sob patrocínio da Enzilab Hospitalar LTDA. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, UERJ e Professor Adjunto IV do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Foi Coordenador dos Cursos de Pósgraduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Foi Coordenador do Centro de Referência Nacional de Difteria e outras Corinebacterioses, do Ministério da Saúde. Coordenador da Linha de Pesquisa – Corynebacterium diphtheriae. Síntese da linha de pesquisa: Formiga, L.C.D. 1985. New possibilities for Laboratory diagnosis of diphtheria. Brazilian J. Med. Biol. Res., 18:401-402. Casado. Quatro filhos.

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brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, eis aqui um excelente artigo do confrade Luiz Carlos Formiga, sobre educação dos jovens, espiritualização, o bom emprego da arte, principalmente a arte com espiritualidade. O Luiz é uma formiga operosa na arte de escrever e opera bem a arte dos escribas, portanto é sempre um prazer ler os seus artigos.

Que Jesus abençoe a essa juventude maravilhosa que chega e seus responsáveis pela arte de bem conduzi-los!

Que Jesus os abençoe, sempre!

Bruno Tavares

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