.

pexo1

.

Artigo de Luiz Carlos Formiga

.

O que é um dossiê? A palavra vem de dossier. No momento está na mídia. Pode ser referida como uma “coleção de documentos referentes a certo processo, a determinado assunto, ou a certo indivíduo”. Quais são os seus fins? Pode ter inúmeros objetivos, intimidar adversários, esclarecer a opinião pública ou mesmo confundi-la.

Vamos começar do início, lá pela década de 70, do século próximo passado.

Terminamos o Curso de Especialização em Microbiologia e Imunologia e estávamos Professor Auxiliar. Havia sido publicado o nosso primeiro artigo, resultado de pesquisa sobre sensibilidade bacteriana a antibióticos. A chefia nos designou para coordenar uma disciplina sobre o assunto na pós-graduação. Na sala de aula, tivemos o primeiro contato com aquele aluno, que seria mais tarde o autor de um dossiê. Fizemos rápida amizade e juntos íamos ao cafezinho. Nessas horas me falava sobre os diversos livros que tinha escrito, mas que ainda não tinha publicado, o que o deixava preocupado.

Uma de suas obras aguçou-me a curiosidade. Naqueles dias eu havia sido convidado a assistir a uma reunião prática como aquelas que relatou em seu livro. Aqueles dias foram proveitosos. Defendi a tese em 1974, ele em 1975. Depois, terminamos o doutorado e ele voltou para as universidades no Espírito Santo. Ficou a distância e a amizade.

Em 1978 estivemos juntos na Bahia, num encontro promovido pela Federação Espírita Brasileira e ele me deu o troco, foi meu instrutor. Publicou os vários livros que estavam na gaveta e entre eles o famoso “dossiê” sobre Francisco Peixoto Lins.

O médium nasceu na cidade de Pacatuba, Ceará, em 1º de fevereiro de 1905 e desencarnou em Campos, Estado do Rio de Janeiro em 16 de junho de 1966. O Professor deu ao livro o título de “Dossiê Peixotinho”.

.

dossiê

.

Segundo Antonio de Souza Lucena, no Anuário Espírita 2002, do IDE, “Lamartine Palhano Junior foi dedicado pesquisador da fenomenologia espírita, que desencarnou em Vitória (ES), no dia 14 de novembro de 2000. Nasceu na cidade de Coronel Fabrício (MG), em 15 de dezembro de 1940. Graduou-se em Farmácia e realizou seu Mestrado e Doutorado na área de Microbiologia Médica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou na Universidade do Estado e na Federal do Espírito Santo.

Examinando o “Histórico no CNPq nos últimos 10 anos”, como docente-pesquisador vamos encontrá-lo na fila da agência financiadora de projetos de pesquisas com “o pires na mão”. Certamente agora na espiritualidade não deve estar tendo a mesma dificuldade para desenvolver sua criatividade.

Contribuiu de forma marcante com o Movimento Espírita em várias áreas: pesquisas científicas no campo mediúnico, publicação de livros, realização de palestras e cursos diversos. Fundou a FESPE (Fundação Espírita Santense de Pesquisa Espírita) e logo depois o CIPES (Círculo de Pesquisa Espírita de Vitória).

O professor participou também de alguns seminários do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB-RJ). Deu grande contribuição à Casa Espírita Cristã de Vila Velha (ES). De sua extensa bibliografia constam: romances, livros infantis, infanto-juvenis, de estudos bíblicos, biográficos (Mirabelli, Peixotinho e outros), dicionários (Léxico kardequiano e Dicionário de filosofia espírita) científicos (Experimentação mediúnica e outros).”

“Dossiê Peixotinho” é a biografia do mais famoso médium de materializações do Brasil, Não sei se outros são tão ricamente ilustrados com entrevistas, fotos e documentos, quanto o livro de Lamartine e Wallace.

Paul Gibier, um outro microbiologista já havia publicado, com Ernesto Bozzano, uma obra sobre “Materializações de Espíritos” – Editora Eco.

.

pgib

.

QUEM FOI PEIXOTINHO?

Francisco Peixoto Lins bem cedo ficou órfão de pai e mãe e residiu com seus tios maternos, em Fortaleza, Ceará. Aos 14 anos de idade desistiu do Seminário Católico.

Entre 14-16 anos manifestaram-se os primeiros indícios de sua mediunidade através de uma obsessão. Envolvido por espíritos era tomado de poderosa força física, tornando-se capaz de lutar e vencer vários homens, apesar de ser fisicamente franzino. Temendo consequências mais graves, resolveu não sair de casa. Nesta ocasião ficou em torno de 20 horas num estado cataléptico quase chegando a ser sepultado vivo.

Posteriormente, sofreu uma paralisia que o prostrou num leito durante seis meses. Nessa fase, um vizinho movido de compaixão solicitou permissão para prestar-lhe socorro espiritual. O tratamento médico não lhe dava qualquer esperança de restabelecimento. O vizinho iniciou com água após o Evangelho no Lar e passes. Foi quando começou a ler as obras de Kardec. Em menos de um mês apresentava sensível melhora e libertou-se da estranha enfermidade. Passou a frequentar o Centro Espírita. A tenaz obsessão foi a sua Estrada de Damasco. Orientado pelo major Vianna de Carvalho iniciou o desenvolvimento mediúnico.

Em 1926 servindo em um Batalhão do Exército chegou a cidade fluminense de Macaé. Ali fundou o Centro Espírita Pedro. Em 1933, casou com Benedita Vieira Fernandes. Como militar, serviu em Imbituba, Santa Catarina; Santos, São Paulo; no antigo Distrito Federal e em Campos, Rio de Janeiro.

Depois de 1945, no Rio de Janeiro, unindo-se a Jacques Aboab e Amadeu Santos, fundaram o Grupo Espírita André Luiz, que inicialmente funcionou na Rua Moncorvo Filho, 27. Ali, produziram-se as sessões de “materializações luminosas”. Elas estimularam o doutor Rafael Ranieri a lançar um livro com esse título.

Em 1948, ao lado de Chico, em Pedro Leopoldo, realizou sessões de materializações e assistência aos enfermos. Em 1949 foi transferido definitivamente para a cidade de Campos, onde participou dos trabalhos do Grupo Joana D’Arc e fundou o Grupo Espírita Araci

Foi ele o médium daquele espírito, mãe desencarnada, que fez apelo emocionado. Na época estava o filho reencarnado apresentando-se frágil em relação aos apelos do sexo e das drogas. Este relato foi feito pelo professor N. G. Barros na Revista Macaé Espírita, novembro 1990. Fizemos uma pequena síntese no artigo “Sexo – Artigo de Compra e Venda“, encontrado no Portal Panorama Espírita e também no Portal A Era do Espírito.

.

pexocx

* AS IMAGENS SÃO ESCOLHA E RESPONSABILIDADE 
DE BRUNO TAVARES
.

.

Luiz-Carlos-FormigaV  Luiz Carlos Formiga

Articulista na divulgação da Doutrina Espirita , com contribuição em alguns jornais e revistas, no Brasil e em Portugal (Fraternidade – Lisboa). Realiza palestras em casas espíritas. Biomédico (1969) pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara (UERJ). Especialização em Microbiologia e Imunologia (1970), Mestrado (1974) eDoutorado (1979), no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagogo, Licenciado pela A.E.S. São Judas Tadeu, R.J. Pósgraduação em Educação em Saúde, Especialização pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Prêmio Uerj-Funarte, 1980. Concurso de monografia, com “A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a formação de recursos humanos para a área de saúde. Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Médica”. Projeto Semana da Uerj, realizado pelo Departamento Cultural e Patrocinado pela FUNARTE. Prêmio Científico Enzilab/1991. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, sob patrocínio da Enzilab Hospitalar LTDA. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, UERJ e Professor Adjunto IV do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Foi Coordenador dos Cursos de Pósgraduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Foi Coordenador do Centro de Referência Nacional de Difteria e outras Corinebacterioses, do Ministério da Saúde. Coordenador da Linha de Pesquisa – Corynebacterium diphtheriae. Síntese da linha de pesquisa: Formiga, L.C.D. 1985. New possibilities for Laboratory diagnosis of diphtheria. Brazilian J. Med. Biol. Res., 18:401-402. Casado. Quatro filhos.

.

.

brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, eis aqui mais um excelente artigo do confrade Luiz Carlos Formiga, agora sobre um extraordinário médium brasileiro, de uma autenticidade a toda prova: Francisco Peixoto Lins, o Peixotinho, que tornou-se célebre com as famosas materializações de Uberaba. Pois é… Quando lemos os artigos do Formiga penetramos nos anais da história do verdadeiro Espiritismo.

Que Jesus abençoe Peixotinho, o útero mediúnico por onde os espíritos se corporificaram!

Que Jesus abençoe a todos nó, sempre!

Bruno Tavares

chverde1

.

lazaro

.

.

A MENSAGEM DE HOJE NO BLOG

.

 chverdec1

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

abrunofclarablogbrilho

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

.brunovg

carinhachn

.

.

cqchcc