.

.

btarte

.

Suicidio (1)
“Un día, simplemente, dejare de respirar. Ya no estoy con vida…”
.

Existe suicídio de pessoa espírita? (2)

Pode-se dizer que sim, mas há controvérsias.   

Um estudo mostra que a concepção suicida foi mais frequente entre mulheres, em adultos de 30 a 44 anos, nos que vivem sozinhos, entre os espíritas e os de maior renda.

Desconfortável, e em aparente contradição com a esperança que surge quando nos descobrimos espírito imortal, é a citação dos espíritas na prevalência de ideação, plano e tentativa de suicídio. (3) No entanto, num país de extensão territorial continental, acreditamos que não devemos generalizar o resultado encontrado, uma vez que foi obtido num inquérito, de base populacional, na cidade de Campinas, SP. (*)

Apesar disso, o desconforto não se tornará menor mesmo que entre os pacientes rotulados como espíritas tenham sido incluídos outros espiritualistas. O exame do perfil do verdadeiro espírita pode nos ajudar a lançar luz que alcance até a prevenção do “ato estúpido”? (3)

O Espírito Albino Teixeira, por intermédio de Francisco Cândido Xavier, diz que

 “o espírita jamais se confia à desesperação, por mais agudo lhe seja o sofrimento; nunca perde a coragem, nos embaraços de que se vê defrontado, aguardando o melhor e fazendo o melhor que pode nas atividades do dia a dia.”“Ele, jamais permite venham dificuldades ou provações lhe solapar a alegria de viver ou lhe obscurecer o dom de servir. O espírita, enfim, é alguém ciente de que Deus está ao lado de todos, mas procura firmar-se, sentir, pensar e agir, incessantemente, ao lado de Deus.”

.

cxseg

.

Num artigo, aceito para publicação junho 20 no Blog do Bruno, (4) comentamos sobre uma situação de vulnerabilidade. Chiquinha é uma mulher que oferece quadros por ela pintados às pessoas caridosas que lhe doam algum alimento ou tintas. Na arte que foi exposta pelo Bruno a alternativa para o branco foi a pasta de dente. Cada um dá o que tem. Lembrei-me de Leda Amaral. Ledinha, apesar de suas deficiências físicas corria em socorro do próximo. A língua era o seu socorro. (5, 5b)

Chiquinha em condições adversas está vivendo. Será que uma oficina de estudos da arte espírita seria uma boa alternativa para ela? (6)

Considerando que a arte participa no processo de desenvolvimento das potencialidades da alma, que é imortal, a resposta é afirmativa. Principalmente porque o oferecimento de cursos gratuitos, de diversas expressões artísticas, pode alcançar até mesmo a camada mais pobre da população.

No Rio de Janeiro, nesta oficina, os alunos são apresentados à teoria e prática de um instrumento musical; são abordadas as técnicas de desenho e estimulada a crítica literária e a produção textual. São também estudadas técnicas de interpretação teatral; tratam da dança e expressão corporal. Fazem arte com tecido, agulha e linha; muitas vivências são experimentadas, através da integração das artes. Assim, a oficina oferece às crianças um primeiro contato com as expressões artísticas.

Precisamos acreditar logo de inicio, na relação da arte com a potência de vida, na sua importância na prevenção da depressão que precede o suicídio e na promoção da vida.

.

CHICA

Na tela acima, a Arte maravilhosa de Chiquinha

.

(*) Botega NJ, Marín-Leon L, Oliveira HB, Barros MBA, Silva VF, Dagalarrondo P. Prevalências de ideação, plano e Tentativa de Suicídio: Um Inquérito de Base populacional em Campinas, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública. 2009; 25(12):2632-8.
  1. https://www.facebook.com/ale.sandra.fer/posts/10222138991765265?comment_id=10222145413765811
  2. http://www.oconsolador.com.br/…/488/especial_espanhol.html
  3. http://bibliadocaminho.com/ocaminho/txavieriano/livros/crg/
  4. Criações artísticas. https://blogdobrunotavares.wordpress.com/
  5. http://www.oconsolador.com.br/ano12/578/especial.html
  6. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2012/09/sos-na-ponta-da-lingua.html
7.  http://oficina.org.br/oeae/

.

lcf10

.

brunooyellow Meus queridos amigos e irmãos, eis aqui mais um artigo do nosso querido confrade e amigo Formiga, abordando a conexão do Espiritismo com dois temas relevantes, o suicídio e a arte.

O Formiga traz-nos em determinado momento de seu texto algo em torno da arte de Chiquinha, que é moradora de rua. Pois bem, o Formiga ia fazer um artigo para o nosso blog, a sua filha chegou a ir “in loco” para fotografá-la, sobre a pintura de Chiquinha e algo sobre a mesma, mas, como adivinhávamos, ela não quis, pois haviam pessoas de sua relação que ela não queria que soubessem dela, deixando patenteado para nós que se tratava de uma alma nobre, com toda uma vida pregressa nesta encarnação.

Que Jesus abençoe ao Formiga que com sua candura tocante, de ser humano excepcional, nos presenteia com pérolas como este artigo!

Que Jesus abençoe a todos nós!

Bruno Tavares

.

.

Luiz-Carlos-FormigaV Luiz Carlos Formiga 

Articulista do Blog do Bruno Tavares, articulista na divulgação da Doutrina Espirita, com contribuição em alguns jornais e revistas, no Brasil e em Portugal (Fraternidade – Lisboa). Realiza palestras em casas espíritas. Biomédico (1969) pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara (UERJ). Especialização em Microbiologia e Imunologia (1970), Mestrado (1974) eDoutorado (1979), no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagogo, Licenciado pela A.E.S. São Judas Tadeu, R.J. Pósgraduação em Educação em Saúde, Especialização pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Prêmio Uerj-Funarte, 1980. Concurso de monografia, com “A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a formação de recursos humanos para a área de saúde. Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Médica”. Projeto Semana da Uerj, realizado pelo Departamento Cultural e Patrocinado pela FUNARTE. Prêmio Científico Enzilab/1991. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, sob patrocínio da Enzilab Hospitalar LTDA. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas, UERJ e Professor Adjunto IV do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Foi Coordenador dos Cursos de Pósgraduação da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Foi Coordenador do Centro de Referência Nacional de Difteria e outras Corinebacterioses, do Ministério da Saúde. Coordenador da Linha de Pesquisa – Corynebacterium diphtheriae. Síntese da linha de pesquisa: Formiga, L.C.D. 1985. New possibilities for Laboratory diagnosis of diphtheria. Brazilian J. Med. Biol. Res., 18:401-402. Casado. Quatro filhos.

.

.

SUIJESUS

AS IMAGENS E VÍDEOS SÃO ESCOLHA E
RESPONSABILIDADE DE BRUNO TAVARES

.

bteuri

 .
.

 chverdec1

.

QUADRO DO PINTOR PERNAMBUCANO 

ANTÔNIO CARLOS CASTANHA TAUA GOMES

bfcblog1

.

Francisco e Clarinha de Assis

Patronos deste Blog

.

fcc

.

.

cqchcc

.
.